No contexto do projeto LIFE ELCN – Development of a European Private Land Conservation Network (LIFE16 PRE/DE/000005) - que tem como objetivo o trabalho em rede de organizações de diversos países da Europa para testar e avaliar a utilidade e eficácia de novos instrumentos de gestão privada de conservação da natureza e biodiversidade – a MONTIS promoveu recentemente uma primeira iniciativa de voluntariado com público académico, que decorreu no Baldio de Carvalhais.
Com a participação ativa de voluntários da VO.U. - Associação de Voluntariado Universitário, e apoio logístico da União das Freguesias de Carvalhais e Candal e Bioparque de Pisão, os voluntários estiveram em campo a recolher e semear bolotas, controlar giestas, podar pinheiros, instalar um “alimentadouro para gaios”, construir gabiões, e claro, também a divertir-se e a disfrutar da natureza. Nalguns dias, juntaram-se aos voluntários da VO.U. outros voluntários da MONTIS, que, em conjunto, trabalharam para os excelentes resultados alcançados e para uma troca de experiências mais alargada.
Esta foi a primeira de várias iniciativas análogas que, ao longo do projeto, esperamos vir a realizar com jovens que, como estes, queiram dar uma “mãozinha” pela conservação da natureza.
Até ao final do ano está também previsto o início de ações de voluntariado corporativo/empresarial, no âmbito das quais se procurará disponibilizar a empresas de região, em especial PME’s galardoadas com o estatuto de PME líder e outras que possuam políticas de responsabilidade social e/ou ambiental, uma oferta igualmente diversificada de momentos de trabalho voluntário.
Estas e outras questões serão abordadas num seminário sobre gestão privada para a conservação da natureza que a MONTIS e BCSD-Portugal irão organizar, no âmbito do projeto.