Passar para o conteúdo principal

Produção e capitação de resíduos urbanos

Em 2022 foram produzidas em Portugal 5,323 milhões de toneladas (t) de resíduos urbanos (RU), mais 0,24% do que em 2021, verificando-se que a produção se manteve praticamente inalterada, quando comparada com o ano anterior.

(unidades: milhares de toneladas)

A produção de resíduos urbanos em Portugal continental manteve-se em 2022, em aproximadamente 5 milhões de toneladas, o que corresponde a uma capitação anual de 507 kg/hab.ano, ou seja uma produção diária de 1,39 kg por habitante.

 

Recolha de RU

Ao nível da recolha, não se verificam diferenças significativas ao longo dos últimos anos, sendo a recolha indiferenciada o tipo de recolha preferencial para a recolha de resíduos urbanos.

Apesar de nos últimos anos ter havido um incremento no número de infraestruturas para a recolha seletiva, a mesma não teve os reflexos proporcionais nos quantitativos recolhidos seletivamente.

 

Destino dos RU

No que respeita ao encaminhamento de RU para as operações de gestão verifica-se a distribuição constante da figura abaixo:

Em 2022 verifica-se um ligeiro aumento (1%) da deposição de resíduos em aterro, contrariando a diminuição verificada em 2021. 

Ainda no que concerne ao destino dos resíduos, o gráfico seguinte reflete a evolução dos Destinos Finais dos resíduos urbanos produzidos pelos SGRU de Portugal Continental, para os anos 2019 a 2022.

Em relação aos destinos finais verifica-se que a deposição em aterro, constitui em 2022, cerca de 57% do total de RU.

 

Caracterização física

Na figura seguinte são apresentados os resultados da caracterização física média dos RU produzidos no Continente em 2022, elaborada com base nas especificações técnicas da Portaria n.º 851/2009, de 7 de agosto.

 

Metas

Apresenta-se na tabela seguinte, o posicionamento de Portugal em 2022 face às metas preconizadas nas Diretivas Comunitárias (Aterro e Resíduos).

 

 

Em Para saber mais encontram-se documentos com a compilação da informação anual sobre a gestão dos resíduos urbanos desde 2012, destacando-se o mais atual - Relatório Anual de Resíduos Urbanos 2022 (onde se incluem as fichas individuais por SGRU), para o qual são também disponibilizados dados detalhados sob a forma de ficheiro de dados.

Logos dos Parceiros