Passar para o conteúdo principal

    Em setembro de 2024 realiza-se a 23ª edição da Semana Europeia da Mobilidade (SEM). Esta iniciativa já faz parte do calendário de muitas cidades e vilas por toda a Europa, bem como do de outros continentes.

Em Portugal, que participa na iniciativa europeia desde a primeira hora, tem-se vindo a gerar um grande movimento de adesão, não só por parte do público, como através de um número crescente de parceiros que colaboram ativamente com as autarquias envolvidas.

O tema central desta edição é “Espaço Público Partilhado” e o slogan da campanha, “Combina e Move-te!

Anualmente, qualquer autarquia tem a oportunidade de participar nesta iniciativa, fazendo a sua inscrição online no site europeu. Em breve será disponibilizado o link para o registo online.

Caso tenha dúvidas, consulte os procedimentos de inscrição

Cada município tem oportunidade de decidir como será a sua adesão a esta campanha se, aderindo a todos os critérios ou, apenas a parte deles.

De modo a garantir a participação e o sucesso desta iniciativa com dimensão europeia, são disponibilizadas as linhas de orientação específicas contidas nas Condições de Adesão e que deverão ser seguidas.

Para completar a inscrição devem ser preenchidos os seguintes documentos:

  • Ficha de Planeamento 
  • Carta de Compromisso (este documento apenas é obrigatório no caso do município pretender candidatar-se ao Prémio SEM e estará também disponível no formulário de candidatura) 

A Ficha de Planeamento deve ser enviada para semanadamobilidade@apambiente.pt e a Carta de Compromisso deve fazer parte da candidatura ao Prémio e ser enviada para a Coordenação Europeia aquando da candidatura na respetiva plataforma.

Para maior informação sugerimos a consulta da Ficha temática, "Thematic fact Sheet":

  • Versão em português disponível, aqui.

 

Consulte aqui a lista dos Municípios inscritos na edição 2023 da Semana Europeia da Mobilidade.

Logos dos Parceiros