Prémio SEM 2023
Realizou-se no dia 14 de março, em Bruxelas, às 17h30 (hora de Lisboa), a cerimónia da entrega dos prémios referentes à campanha 2023 da SEMANAEUROPEIADAMOBILIDADE.
Budapeste foi o município vencedor, que recebeu o galardão entregue pelo Vice-diretor Geral da Direção Geral da Mobilidade e Transportes da Comissão Europeia, Herald Ruijters, tendo o prémio sido disputado com Amadora e Innsbruck.
Com o município da Amadora como finalista ao prémio da Semana Europeia da Mobilidade 2023, é a terceira vez consecutiva que Portugal tem cidades nos 3 primeiros lugares.
A Semana Europeia da Mobilidade (SEM) decorre anualmente, de 16 a 22 de setembro. Para cada edição há a atribuição de um Prémio EMW (European Mobility Week) que reconhece a excelente qualidade das ações desenvolvidas pelos municípios e como estes promoveram, com sucesso, a mobilidade urbana sustentável durante o período em que decorreu a campanha.
O Prémio atribuído este ano tem como objetivo o reconhecimento de atividades extraordinárias desenvolvidas durante a edição 2023 da Semana Europeia da Mobilidade, cujo tema foi “ Eficiência energética” e a sua promoção.
Para assistir a toda a cerimónia poderá aceder ao canal de YouTube da SEM.
Com mais uma nomeação para Portugal, já foram divulgadas pela Comissão Europeia as 3 localidades finalistas que concorrem ao prémio da Semana Europeia da Mobilidade 2023: Amadora, Budapeste e Innsbruck.
De entre 63 candidaturas enviadas, estas cidades foram eleitas, por um painel independente de peritos em mobilidade e transportes e tidas como as melhores por:
- Amadora (Portugal) - estabelecer parcerias com outras autoridades locais e regionais da Área Metropolitana de Lisboa e, também, com marcas como a IKEA e a Decathlon; por se juntar a campanhas à escala europeia, como o movimento internacional Kidical Mass, para promoção das deslocações a pé, de bicicleta e de transportes públicos; atividades e lançamento de medidas permanentes (como a criação de uma rede de ciclovias interurbanas) que mereceram uma forte campanha de divulgação e promoção tendo sido amplamente divulgadas, transmitidas na televisão e rádios locais, para além de serem amplamente partilhadas nas plataformas de redes sociais.
- Budapeste (Hungria) - um ambicioso fim de semana sem carros (16 e 17 de setembro), com 10.000 participantes e atividades para crianças e adultos, e ainda um Dia sem Carros (22 de setembro) durante o qual o Presidente da Câmara de Budapeste divulgou os planos para a construção de uma nova zona sem carros, amiga dos peões, na margem do Danúbio. Foram também organizados eventos sobre como "poupar energia" no setor dos transportes, a par de uma estreita cooperação com a cidade de Viena (Áustria) para promover as melhores práticas em matéria de políticas de deslocação a pé e de bicicleta.
- Innsbruck (Áustria) - uma alargada abordagem do tema de 2023 "Eficiência energética”. A cidade promoveu a poupança de energia em variadas ações como: a possibilidade de titulares de uma assinatura de transportes públicos viajarem com um máximo de três amigos; a organização de um evento sobre os aspetos práticos da mobilidade elétrica e ainda a oferta de utilização gratuita de bicicletas urbanas no Dia Sem Carros. Innsbruck também se concentrou na transferência de espaço dos automóveis para as pessoas, libertando lugares de estacionamento para utilização pedonal numa praça central; a ação foi tão popular que foi prolongada por várias semanas.