Passar para o conteúdo principal

A APA publica um relatório dedicado ao Fator de Emissão de Gases de Efeito de Estufa (em t CO2 equivalente por MWh de eletricidade produzida) para a Eletricidade Produzida em Portugal. São apresentados valores regionais para Portugal Continental, Região Autónoma da Madeira e Região Autónoma dos Açores.

Neste relatório constam ainda fatores de emissão de gases com efeito de estufa para a produção de eletricidade desagregada por tipos de combustível (Carvão, Gasóleo, Fuelóleo, Gás Natural e Biomassa) com base em informação das centrais elétricas portuguesas, bem como a metodologia utilizada para estar emissões das centrais dedicadas à produção de eletricidade e centrais de cogeração.

No sistema elétrico português, as emissões de GEE têm diminuído como consequência do aumento da participação das energias renováveis, da introdução do gás natural e da progressiva redução da produção a partir de carvão, tendo passado de 24.6 MtCO2eq em 2005 para 8.2 MtCO2eq em 2022, isto é, uma redução de 67%. A produção de eletricidade por fontes renováveis aumentou cerca de 254 % entre 2005 e 2022, para tal contribui de forma decisiva o crescimento da produção Eólica, que em 2005 representava menos de 4% da eletricidade produzida e em 2022 foi responsável por 29% da produção total de eletricidade em Portugal.

Logos dos Parceiros