Passar para o conteúdo principal

Título de Emissão de Gases com Efeito de Estufa (TEGEE)

Os operadores de instalações que desenvolvam as atividades enquadradas no CELE devem estar habilitados por um TEGEE, que integra a descrição das atividades e emissões da instalação e a metodologia de monitorização e comunicação de informação sobre emissões. O TEGEE faz parte integrante do Título Único Ambiental.

Formulário do Plano de Monitorização (PM) para efeitos de pedido de TEGEE

Para realizar o pedido de TEGEE ou pedido de alteração significativa ao TEGEE deverá aceder, na plataforma SILiAmb, ao separador “Licenciamento Único” e efetuar a simulação, por forma a aferir os regimes que lhe são aplicados. Após a conclusão da simulação, esta dará origem ao processo que deverá ser preenchido e submetido na plataforma, para o qual deve efetuar o pagamento da respetiva Taxa Ambiental Única.

Concluídos os passos supra indicados, deverá ser o módulo resumo e anexos do processo, acompanhado do comprovativo de pagamento, submetido à entidade coordenadora com cc para cele@apambiente.pt

Alerta-se que, no caso de estabelecimentos industriais, o pedido deve dar entrada via plataforma industrial.

Para comunicação de alterações não significativas ao TEGEE deve ser remetido o formulário com as respetivas alterações para cele@apambiente.pt em junho e/ou dezembro, consoante a alteração ocorra no primeiro e/ou no segundo semestre do próprio ano.

Formulário relativo ao pedido de TEGEE (versão de dez/2020 em português)

Formulário relativo ao pedido de TEGEE (versão de dez/2020 em inglês)

Guias e outra documentação de apoio

Ferramenta para Avaliação de Custos Excessivos (versão de jan/2022 em inglês)

Nota: O Guia n.º 2 é aplicável exclusivamente a operadores de aeronave.

Avaliação de Incerteza (versão de set/2021 em inglês) - exemplo

Ferramenta para Avaliação de Incertezas (versão de jan/2022 em inglês)

Ferramenta para Determinação de Frequência de Análises (versão de jul/2012 em inglês)

Plano de Amostragem (versão de set/2021 em inglês) exemplo

Plano de Amostragem Simplificado

Procedimento para as Melhores Práticas da Indústria  - Fabrico de Produtos Cerâmicos

Avaliação de Riscos e Controlo de Atividades (versão de set/2021 em inglês) exemplo

Ferramenta para Avaliação de Riscos (versão de jan/2022 em inglês)

Documento de trabalho sobre lacunas de dados e não-conformidades (versão de set/2013 em inglês)

FAQs (versão de dez/2013 em inglês)

Tabelas dos valores de Poder Calorífico Inferior, Fator de Emissão e Fator de Oxidação e Valores de Densidade

Valores a serem utilizados na determinação das emissões de CO2eq ao abrigo do regime CELE.

Dados obtidos a partir do Inventário Nacional de Emissões Atmosféricas (INERPA).

Tabela dos valores de PCI, FE e FO

Tabela dos valores de densidade dos combustíveis

Submissão do Relatório de Emissões Anual (REA)

O período legal de submissão do REA decorre até 31 de março de cada ano.

Procedimento para submissão do REA e das emissões verificadas (EV) no RPLE-UE pelos operadores de instalações fixas - NOVO

Formulário relativo ao REA (versão de jan/2022 em português) - NOVO

Manual de utilizador do formulário REA (versão de abr/2017 em inglês) 

Submissão do Relatório de Melhoria (RM)

A submissão do RM é efetuada no módulo CELE da plataforma SILiAmb, selecionando a opção “Reportes” e, posteriormente, o botão “Adicionar Reporte”.

O período legal de submissão do RM decorre até 30 de junho de cada ano.

Procedimento para submissão do RM 

Formulário relativo ao RM (versão de jun/2022 em inglês)

Exemplo de preenchimento do formulário RM (versão de jun/2013 em inglês) 

Manual de utilizador do formulário RM (versão de dez/2016 em inglês) 

Instalações abrangidas pelo regime CELE

Lista das instalações abrangidas (atualizada a 15 de setembro de 2023).

Título de Emissão de Gases com Efeito de Estufa (TEGEE)

Lista de TEGEE (atualizada a 10 de outubro de 2023).

Legislação

Regulamento de Execução (UE) 2018/2066 da Comissão, de 19 de dezembro, alterado e retificado pelo Regulamento de Execução (UE) 2020/2085 da Comissão, de 14 de dezembroRegulamento de Execução (UE) 2022/388 da Comissão, de 08 de março e Regulamento de Execução (UE) 2023/2122 da Comissão, de 17 de outubrorelativo à monitorização e comunicação de informações relativas às emissões de gases com efeito de estufa nos termos da Diretiva 2003/87/CE do Parlamento Europeu e do Conselho.

Mais informação sobre a legislação aplicável pode ser consultada aqui.

Logos dos Parceiros