16 Junho, 2026
- O Aproveitamento Hidráulico da Bacia do Mondego é uma obra que tem como principal objetivo o aproveitamento integrado dos recursos hídricos da região constituindo-se como uma intervenção de fins múltiplos, envolvendo: Controlo e defesa contra cheias dos campos do Baixo Mondego; Produção energética; Regularização fluvial; Correção torrencial; Desenvolvimento agrícola através da rega; Abastecimento de água a populações e indústrias.
- Na sequência de um protocolo assinado entre a APA e a Ordem dos Engenheiros (OE), em 27 de fevereiro de 2026, a OE elaborou um relatório técnico sobre as cheias de 2026 na Bacia Hidrográfica do Mondego e revisão dos modelos de gestão de risco. Este relatório analisa o impacto das tempestades de 2026 na Bacia Hidrográfica do Mondego.