Decorridos 2 anos do projeto de Capacitação Nacional - LIFE CAP/PT/000004, foram já muitas as iniciativas realizadas para apoiar os proponentes nas várias questões que se relacionam com a elaboração da sua candidatura, a construção de propostas fortes e alcançar o sucesso ao Programa LIFE.
Em 2016 e 2017 foram concretizadas as seguintes iniciativas de capacitação:
- Sessões Nacionais (realizadas em Lisboa);
- Sessões Regionais (realizadas em Lisboa, no Porto, em Coimbra, em Évora, em Faro, nos Açores e na Madeira);
- Workshops de capacitação (realizados em Lisboa, no Porto, em Coimbra, em Évora, em Faro, nos Açores e na Madeira);
- Apoio à estruturação de ideias de projeto (Lisboa)*;
- Balcões Abertos (realizados em Lisboa e no Porto);
- Apoio Especializado.
* Iniciativa nova e realizada apenas em 2017.
No total, em 2016 e 2017 estas iniciativas contaram com a participação de 274 e de 612 participantes, respetivamente. As iniciativas realizadas em 2017 totalizaram mais do dobro dos participantes em 2016, o que representa um aumento muito significativo de potenciais proponentes nacionais ao Programa LIFE.
Além de iniciativas de capacitação, foram também concretizados eventos dedicados ao intercâmbio de experiências e melhores práticas entre entidades da administração pública, entre beneficiários do Programa LIFE, e entre estes e entidades de outros estados membros. Para o efeito, foram realizados dois eventos: o INTER LIFE PT (em 2016) e o INTRA LIFE PT (em 2017). Cada um destes eventos teve a duração de 2 dias e contaram com a participação de 59 e de 44 participantes, respetivamente.
O Projeto de Capacitação Nacional prevê também ações específicas de comunicação e disseminação das iniciativas e resultados do projeto. Embora grande parte do trabalho de preparação tenha sido realizado ao longo do ano de 2016, foi no início de 2017 que foi publicada a primeira edição da Magazine LIFE (https://life.apambiente.pt/magazine) e foi lançado o portal eletrónico sobre o LIFE em Portugal (https://life.apambiente.pt/).
Finalmente, e com o objetivo de ajudar os proponentes a ultrapassar uma das maiores dificuldades que se colocam à submissão de propostas ao Programa LIFE, o Projeto de Capacitação Nacional realizou, em 2017, diversas iniciativas de apoio à obtenção da componente de cofinanciamento nacional. Além da identificação e angariação de potenciais cofinanciadores, foi realizada a primeira sessão de Match Making, onde foi dada a possibilidade a diversos proponentes de apresentarem a sua ideia de projeto a uma plateia que incluiu representantes de entidades interessadas em cofinanciar projetos.
Para o ano de 2018, e na sequência dos documentos já publicados pela Comissão Europeia, sobre o Programa de Trabalhos Plurianual 2018-2020, estamos a preparar e contamos divulgar, em breve, o calendário das ações de capacitação. Recomendamos, a todos os interessados que se mantenham atentos à informação que será publicada neste website.