Passar para o conteúdo principal
Notícias
Alterações climáticas
LifeLungs_plantações

As autoridades locais na Europa precisam de arrefecer as suas cidades e lidar com as ondas de calor. Em Lisboa, o LIFE LUNGS está a melhorar os espaços verdes urbanos: árvore a árvore, prado a prado.

As árvores e os espaços verdes são cruciais para reduzir as temperaturas da superfície e proporcionar sombra. Para combater o aumento das temperaturas, uma solução é melhorar a infraestrutura verde urbana, plantando mais árvores e melhorando a cobertura verde do solo. De acordo com um estudo de 2023, estima-se que o aumento da cobertura arbórea para 30% nas cidades poderia prevenir quase 40% das mortes relacionadas com ilhas de calor urbanas.

Em Lisboa, as equipas do projeto LIFE LUNGS têm levado mãos à obra, com pás a escavar e a abrir covas, desde 2019. Ao percorrer alguns bairros da cidade, os moradores devem ter provavelmente notado o aumento do número de plântulas e árvores jovens. Até à data, 107.834 pequenas árvores e arbustos, incluindo amendoeiras, medronheiros, oliveiras, ciprestes, azinheiras, carvalhos e sobreiros jovens, estão nos seus novos locais de crescimento, cobrindo mais de 100 hectares (ha). O município plantou ainda 2.683 árvores de maior porte ao longo de ruas e áreas públicas. Estas atividades de plantação continuarão este ano até à conclusão do projeto e, à medida que se tornarem árvores maduras, irão captar CO2 da envolvente, bem como água da chuva. As novas plantas contribuirão para a resiliência às cheias e para diminuir a erosão que estas provocam.

Mais de 25.000 destas árvores foram plantadas por mais de 5.000 cidadãos de ONG, do sector privado e de escolas, através de ações como "Plante a sua Árvore".

Em Lisboa, um rebanho de ovelhas veio trazer uma paisagem invulgar em ambiente urbano. Estes ‘cortadores de relva da natureza’ têm mantido a vegetação baixa nos prados, ajudando na manutenção das infraestruturas verdes. Com o LIFE LUNGS, o município semeou mais de 10 hectares de prados, aumentando a biodiversidade em ecossistemas de sequeiro. 

Estão a ser implementados projetos de plantação de árvores e prados biodiversos em diversas zonas verdes da cidade, estando os resultados a ser partilhados com outros municípios, em redor de Lisboa e em Portugal, bem como em Málaga, Espanha. Os agricultores urbanos locais também estão a ser incentivados a adotar métodos de eficiência hídrica para a irrigação.

O LIFE LUNGS faz parte da campanha Cities Refresh, que inspira os municípios a arrefecer os seus espaços urbanos e a apostar nos espaços verdes para lidar com as ondas de calor, combater as ilhas de calor e proteger a saúde das comunidades.

O LIFE LUNGS apoia também os objetivos da Estratégia da UE para a Adaptação às Alterações Climáticas.

[LIFE LUNGS vídeo]

[LIFE LUNGS EU Website]

Logos dos Parceiros