Realizou-se nos passados dias 30 e 31 de março a 2ª reunião do projeto Learning radon: professional qualification and social awareness as a strategy for reducing radon exposure em que estiveram presentes a Agência Portuguesa do Ambiente, Universidade de Coimbra, Laboratório Nacional de Engenharia Civil e Universidade da Cantábria. O evento contou a presença de cerca de 20 participantes e decorreu no complexo mineiro de Saelices el-Chico, Salamanca, instalações da ENUSA Industrias Avanzadas, S.A., S.M.E., stakeholder do projeto.
Para além da reunião de projeto, realizaram-se duas reuniões de trabalho com os stakeholders do projeto, diretamente relacionadas com o desenvolvimento do programa de formação para profissionais que desenvolvem trabalho na área da remediação do radão, um dos principais objetivos do projeto.
Para além do membros do consórcio do projeto, estiveram ainda presentes, de Portugal, a Empresa de Desenvolvimento Mineiro, S.A. e Direção Regional do Ambiente e Alterações Climáticas da Madeira, e de Espanha, o Consejo de Seguridad Nuclear, ENUSA, Escuela Técnica Superior de Arquitectura - Universidad de Sevilla e o Instituto de las Ciencias de la Construcción Eduardo Torroja.
Este projeto resulta de uma parceria entre Portugal e Espanha e é coordenado pela Agência Portuguesa do Ambiente.
Nos próximos meses estão previstas ações de sensibilização que decorrerão em Portugal e Espanha.
Mais informações sobre o projeto e sobre as ações de sensibilização pode consultar aqui.