No dia 18 de setembro teve início a Viagem pelo Clima, uma competição que levou 3 equipas de quatro elementos a percorrer Portugal de norte a sul numa corrida pela sustentabilidade.
Com partida do Centro de Interpretação Ambiental da Pedra do Sal, no Estoril, e regresso a 27 de setembro, os participantes estiveram organizados em 3 equipas, Água, Ar e Terra. O objetivo foi sensibilizar a população para a temática das alterações climáticas, mobilizando comunidades locais e incentivando ações positivas e boas práticas.
Esta é uma ação desenvolvida no âmbito do Cooler World, um movimento criado pela Get2C, com o objetivo de informar e inspirar a população rumo à Neutralidade Carbónica e a uma vida mais sustentável, em parceria com a Câmara Municipal de Cascais, o apoio institucional da APA e outras entidades.
A competição é estruturada como um jogo e recorre a uma moeda fictícia - "Clima" - para a gestão de recursos e avaliação dos resultados. A moeda integra quatro vetores de avaliação: emissões de CO2, tempo, consumo de água, dinheiro. A iniciativa comporta vários desafios nas mais diversas áreas ao longo do percurso: mobilidade, energia, água, economia circular, florestas e uso do solo ou turismo sustentável.
A equipa vencedora será a que efetuar o percurso da forma mais sustentável, ou seja, a que gastar menos "Climas". Como prémio, terá a oportunidade de participar na Conferência das Nações Unidas sobre as Alterações Climáticas (COP28), no Dubai, que se realiza de 30 de novembro a 12 de dezembro deste ano.
O projeto Viagem pelo Clima conta com o financiamento do Fundo Ambiental.