Passar para o conteúdo principal

 

O projeto LeaRn4LIFE

 

Aprender sobre radão: qualificação profissional e sensibilização dos cidadãos como estratégia para reduzir a exposição ao radão

Duração: 36 meses (01.08.2022 – 31.07.2025)

Orçamento: 1 007 901.48€

Tópico: LIFE-2021-SAP-ENV-GOV

Website: disponível brevemente

 

Motivação

O radão pode acumular-se no interior dos edifícios e atingir concentrações elevadas prejudiciais para a saúde. Na Diretiva 2013/59/EURATOM estão previstas um conjunto de estratégias para limitar a exposição do público e dos trabalhadores ao radão, no qual se incluem medidas para reduzir a sua concentração no interior dos edifícios. A regulamentação Europeia deve ser adaptada a cada país através de legislação nacional, tendo Portugal e Espanha regulamentação interna própria.

O projeto LeaRn4LIFE pretende auxiliar a implementação de algumas das medidas previstas na Diretiva 2013/59/EURATOM e na legislação nacional de Portugal e de Espanha: proporcionar educação, formação e informação adequadas a todos os indivíduos como parte da estratégia de diminuição da exposição ao radão.

 

Objetivos

O projeto LeaRn4LIFE tem como principal objetivo desenvolver e implementar programas de formação que permitam a certificação e qualificação técnica, bem como a capacitação de profissionais que desenvolvam atividades na área do radão. Os programas de formação serão desenvolvidos de forma a permitirem a adequada formação de diferentes públicos-alvo: profissionais na área do radão, estudantes, professores, autoridades e organismos governamentais, profissionais de saúde e de comunicação. A capacitação e qualificação dos profissionais permitirá o reconhecimento das atividades de técnicos e empresas, promovendo, deste modo, a confiança da sociedade na utilização desses serviços.

O projeto pretende também promover a sensibilização dos cidadãos para a problemática do radão, uma vez que é fundamental a tomada de consciência do público e consequente predisposição para agir e tomar as medidas necessárias para a redução da exposição.

 

Estrutura

Para alcançar os seus objetivos, o projeto LeaRn4LIFE está estruturado em 4 workpackages (WP):  

WP1 – Gestão e coordenação do projeto, onde se inclui a monitorização e avaliação do progresso do projeto, para assegurar a sua efetiva implementação.

WP2 – Elaboração e desenvolvimento do programa de formação para promover o conhecimento e competência dos profissionais que desenvolvam atividades na área do radão. Pré-implementação do programa de formação para testar a sua aceitação e eficácia na satisfação das necessidades de formação identificadas.

WP3 – Desenvolvimento de uma estratégia de comunicação para disseminação das atividades e resultados do projeto, onde se inclui a estreita colaboração com stakeholders. A ligação com os stakeholders será fundamental para a definição dos conteúdos a incluir no programa de formação e para a sua promoção junto do público-alvo. A estratégia de comunicação também incidirá na realização de campanhas de sensibilização, promovendo o conhecimento dos cidadãos relativamente aos riscos do da exposição ao radão para a saúde, a importância de realizar medições nas suas casas e locais de trabalho, bem como dos meios técnicos disponíveis para reduzir as concentrações de radão.

WP4 – Reconhecimento e acreditação dos conteúdos e implementação efetiva do programa de formação em Portugal e Espanha. Disponibilização dos materiais em inglês e ampla disseminação, através de diversas plataformas europeias, do programa de formação para promover a replicação noutros Estados-Membros. Preparação e disponibilização em diferentes canais de comunicação de conteúdos adequados ao público em geral.

 

Consórcio

O projeto resulta de uma parceria entre Portugal e Espanha e é coordenado pela Agência Portuguesa do Ambiente, estando também envolvidas a Universidade de Coimbra e o Laboratório Nacional de Engenharia Civil, de Portugal, e a Universidade da Cantábria, de Espanha.

 

Palavras-chave

Implementação da Diretiva 2013/59/EURATOM 

Aplicação das melhores soluções construtivas para a mitigação do radão

Qualificação profissional

Medidas para a redução da exposição ao radão

Sensibilização dos cidadãos

 

 

"Financiado pela União Europeia". As visões e opiniões expressas são apenas as dos autores e não refletem necessariamente as da UE ou CINEA. Nem a UE nem a CINEA podem ser responsabilizadas.

Logos dos Parceiros