Passar para o conteúdo principal

APA participa no Plenário do Fórum Ibero-Americano de Organismos Reguladores Radiológicos e Nucleares (FORO)

A APA assegura a representação portuguesa no Plenário do Fórum Ibero-Americano de Organismos Reguladores Radiológicos e Nucleares (FORO), que realiza a sua 30ª reunião esta semana em Assunção, na sede da Autoridade Reguladora Radiológica e Nuclear do Paraguai.

A reunião plenária serve para rever os progressos e o programa de trabalho do FORO, bem como para a troca de experiências entre as organizações. A reunião promove também discussões estratégicas sobre os elementos necessários para assegurar a sustentabilidade e eficiência da associação.

Esta sessão plenária encerra uma semana de intenso trabalho do FORO, marcada por uma sucessão de reuniões e progressos em diferentes áreas, tais como a revisão dos projetos em curso, os avanços no setor e os desafios enfrentados, culminando com a aprovação de uma declaração com o posicionamento sobre a importância da sustentabilidade das atividades das entidades reguladoras, e de um novo projeto sobre exposições decorrentes de materiais radioativos de origem natural (NORM). 

Sobre o FORO

O Fórum Ibero-Americano de Organismos Reguladores Radiológicos e Nucleares (FORO) é uma associação de autoridades reguladoras fundada em 1997 com o objetivo principal de alcançar e manter elevados níveis de segurança radiológica e nuclear na região. 

Os organismos reguladores da Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Cuba, Espanha, México, Paraguai, Portugal, Peru e Uruguai são membros do FORO. 

O trabalho fundamental do FORO é o desenvolvimento de projetos técnicos de interesse comum para os países membros.
 

Logos dos Parceiros