Passar para o conteúdo principal

Prémio da Semana Europeia da Mobilidade 2023

mascote da SEM          mascote da SEM

Com mais uma nomeação para Portugal, já foram divulgadas pela Comissão Europeia as 3 localidades finalistas que concorrem ao prémio da Semana Europeia da Mobilidade 2023: Amadora, Budapeste e Innsbruck.

Estas cidades foram eleitas por um painel independente de peritos em mobilidade e transportes.

Este Prémio tem como objetivo o reconhecimento de atividades extraordinárias desenvolvidas de 16 a 22 de setembro, durante a edição 2023 da Semana Europeia da Mobilidade, cujo tema foi “ Eficiência energética” e a sua promoção:

  • Amadora (Portugal)  - por estabelecer parcerias com outras autoridades locais e regionais da Área Metropolitana de Lisboa e, também, com marcas como a IKEA e a Decathlon; por se juntar a campanhas à escala europeia, como o movimento internacional Kidical Mass, para promoção das deslocações a pé, de bicicleta e de transportes públicos; atividades e lançamento de medidas permanentes (como a criação de uma rede de ciclovias interurbanas) que mereceram uma forte campanha de divulgação e promoção tendo sido amplamente divulgadas, transmitidas na televisão e rádios locais, para além de serem amplamente partilhadas nas plataformas de redes sociais.
  • Budapeste (Hungria) - por um ambicioso fim de semana sem carros (16 e 17 de setembro), com 10.000 participantes e atividades para crianças e adultos, e ainda um Dia sem Carros (22 de setembro) durante o qual o Presidente da Câmara de Budapeste divulgou os planos para a construção de uma nova zona sem carros, amiga dos peões, na margem do Danúbio. Foram também organizados eventos sobre como "poupar energia" no setor dos transportes, a par de uma estreita cooperação com a cidade de Viena (Áustria) para promover as melhores práticas em matéria de políticas de deslocação a pé e de bicicleta.
  • Innsbruck (Áustria) - por uma alargada abordagem do tema de 2023 "Eficiência energética”. A cidade promoveu a poupança de energia em variadas ações como: a possibilidade de titulares de uma assinatura de transportes públicos viajarem com um máximo de três amigos; a organização de um evento sobre os aspetos práticos da mobilidade elétrica e ainda a oferta de utilização gratuita de bicicletas urbanas no Dia Sem Carros. Innsbruck também se concentrou na transferência de espaço dos automóveis para as pessoas, libertando lugares de estacionamento para utilização pedonal numa praça central; a ação foi tão popular que foi prolongada por várias semanas.

O vencedor do prémio será divulgado durante a cerimónia de entrega do galardão a 14 de março de 2024, em Bruxelas, na Bélgica.

É a terceira vez consecutiva que Portugal tem cidades nos 3 primeiros lugares (duas delas receberam o galardão).

Saiba mais aqui.

Logos dos Parceiros