O Dia Mundial do Ambiente, é assinalado anualmente a 5 de junho, desde 1973.
A efeméride foi instituída pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1972, durante a primeira Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Humano, que decorreu em Estocolmo. Portugal foi um dos países participantes e associa-se às comemorações desde o seu início.
Ao longo das últimas cinco décadas, o Dia Mundial do Ambiente tornou-se numa das maiores plataformas globais de sensibilização ambiental. Dezenas de milhões de pessoas participam em linha e através de atividades, eventos e ações presenciais em todo o mundo.
Sob o tema Combata a poluição por plástico, a comemoração em 2025 será um momento decisivo para a conservação do ambiente global, uma vez que se espera estar concluído o acordo global sobre os plásticos. Libertar o planeta da poluição por plástico é um contributo importante para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, incluindo os relativos à ação climática, à produção e ao consumo sustentáveis, à proteção dos mares e oceanos, à reparação dos ecossistemas e à preservação da biodiversidade.
O país anfitrião é, este, a República da Coreia.
A Comissão Nacional do Ambiente, entidade criada para preparar a participação de Portugal na referida Conferência de Estocolmo, promoveu o concurso que deu origem ao painel que hoje se encontra na entrada da sede da APA, o que demonstra como, desde há mais de 50 anos, a preocupação com o Ambiente, a qualidade de vida e um desenvolvimento sustentável estão presentes nas políticas governativas em Portugal.
Registe aqui as suas atividades.
Hashtags:
Elementos de comunicação:
A disponibilizar em breve.