A APA organizou, no Dia Mundial do Ambiente, a conferência "Resiliência Hídrica no Algarve – o nosso propósito comum", com transmissão direta nos canais do YouTube da APA (em Inglês), da AMAL e do Município de Lagos (em Português ou Inglês, conforme o orador).
Esta iniciativa, co-organizada pela AMAL, em parceria com a Câmara Municipal de Lagos, decorreu no âmbito da EU Green Week 2024, cujo tema é a resiliência hídrica.
A conferência, inserida na lista de eventos parceiros da EU Green Week 2024, assume particular importância para o Algarve, região severamente afetada pela seca, e pretende fomentar o debate e a partilha de boas práticas, com vista à criação de uma gestão hídrica mais resiliente na região.
Os objetivos desta conferência foram:
• reforçar o conhecimento sobre as políticas e instrumentos da UE para a gestão da seca;
• promover a discussão sobre os desafios e oportunidades da gestão hídrica no Algarve;
• incentivar a partilha de boas práticas entre diferentes setores da região;
• contribuir para a construção de uma gestão hídrica mais resiliente e sustentável no Algarve.
Diversos especialistas apresentaram as políticas e instrumentos da UE para a gestão da seca. Foi dada a conhecer a situação da escassez hídrica no Algarve e as medidas em curso para a combater, bem como apresentados os exemplos da Catalunha e do Chipre na gestão da seca. Houve ainda uma mesa-redonda, com representantes de diversos setores de atividade do Algarve, em que foram apresentados e debatidos casos concretos de boas práticas na gestão da escassez de água.
Consulte o programa: