A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) participou na missão de seguimento IRRS – Integrated Regulatory Review Service da Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA) à Noruega, dando continuidade ao trabalho iniciado na missão IRRS de 2019.
Estas missões de seguimento permitem avaliar o grau de implementação das recomendações formuladas pela AIEA e promover a melhoria contínua dos sistemas de proteção radiológica e de segurança nuclear.
A missão, realizada em Oslo, reuniu peritos internacionais de seis países num exercício de revisão por pares que reforça a harmonização de práticas e o desenvolvimento de abordagens regulatórias consistentes a nível internacional.
A participação da APA nesta missão representa mais um contributo para o fortalecimento da cooperação internacional na proteção radiológica e segurança nuclear, reforçando e reconhecendo também a experiência nacional nestas matérias.
Este envolvimento evidencia o compromisso de Portugal com a cooperação técnica internacional e com a aplicação consistente das melhores práticas que contribuem para proteger o público e o ambiente.