A Agência portuguesa do Ambiente está presente na conferência Coastal Dynamics 2025, que se está a realizar na universidade de Aveiro de 7 a 11 de abril de 2025. Sob o tema “Living with a Dynamic Coast” a conferência reúne cientistas e especialistas de todo o mundo que desenvolvem investigação sobre a dinâmica e as alterações dos sistemas costeiros. As abordagens incluem observações de campo (remotas e in situ), experiências laboratoriais, formulações teóricas e simulações numéricas.
São apresentados trabalhos de investigação e aplicações recentes relacionadas com ondas e correntes costeiras, interações entre vento, água, sedimentos e ecossistemas, bem como alterações morfológicas em diferentes ambientes morfológicos (com ou sem estruturas de proteção costeira), como costas arenosas, rochosas e lodosas, barras e estuários.
A APA faz parte da comissão organizadora, tendo apresentado uma comunicação na sessão plenária de abertura intitulada "living with a dynamic coast in Portugal: past, present and future management " e uma outra comunicação nas sessões técnicas intitulada "evaluation of closure depth in Portugal ", a qual teve por base os dados do programa COSMO da APA.
Esta Agência é ainda responsável pela visita técnica às praias da Cova-Gala e Figueira da Foz, abordando a situação de erosão costeira e intervenção de alimentação artificial, prevista para breve.