Passar para o conteúdo principal

Main content

03 Junho, 2026

Projeto ambiental "REASH” ganha o 1.º Prémio

O 1º lugar do Concurso Nacional para Jovens Cientistas e Investigadores 2026 foi atribuído ao projeto REASH, na área do ambiente, a alunos da Escola Secundária da Maia, durante a Mostra Nacional de Ciência 2026, organizada pela Fundação da Juventude entre 28 e 30 de maio, no Porto. Neste evento estiveram presentes cerca de 200 jovens cientistas com idades compreendidas entre os 15 e os 20 anos, competindo com mais de 80 projetos, acompanhados por cerca de 60 professores e avaliados por um júri do qual a APA faz parte.

REASH é um projeto que procura dar resposta a um problema de poluição relacionado com comportamento ambientalmente irresponsável: o descarte dos restos dos cigarros – as beatas - no meio, sendo os filtros, de acetato de celulose, não degradáveis. Combate à poluição, redução do impacto ambiental, economia circular, sensibilização para comportamentos responsáveis, reciclagem e inovação, são conceitos aplicados pelo projeto. O produto final resultou da experimentação laboratorial efetuada pelos alunos, apenas com as tecnologias disponíveis no contexto escolar.

Mais informação em: https://www.fjuventude.pt/pt/mostra-nacional-de-ciencia e https://www.fjuventude.pt/pt/noticias/fundacao/mostra-nacional-de-ciencia-2026-ja-sao-conhecidos-os-vencedores 

Logos dos Parceiros