A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) apresentou hoje, no Porto, uma síntese das ocorrências resultantes do mau tempo no Litoral e as medidas imediatas de minimização ao risco, que serão implementadas a curto prazo.
Na ocasião, o Presidente da APA, José Pimenta Machado, anunciou um investimento de 15 milhões de euros, até final de maio – início da época balnear, em intervenções de urgência no âmbito de reparação de danos no litoral e 12 milhões até dezembro, estimando que num curto/médio prazo sejam investidos cerca de 84 milhões de euros.
De salientar que após a sucessão de eventos meteorológicos adversos registados recentemente a APA registou 749 ocorrências, que 571 danos (147 locais), tendo causado, em alguns locais, recuos da linha de costa na ordem dos 10 a 20 metros.
A gestão das ocorrências foi levada a cabo tendo em conta 3 níveis de atuação: operacional, monitorização interna e COSMO.
A sessão, que decorreu nas instalações da APA-ARH do Norte, contou com a presença da Ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho e do Secretário de Estado do Ambiente, João Manuel Esteves.
Consulte as apresentações em:
• Síntese das ocorrências no Litoral
• Medidas imediatas de minimização ao risco

