A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) apresenta, no próximo dia 19 de dezembro, no auditório da sede em Alfragide, o Relatório do Estado do Ambiente (REA) 2025 — o documento de referência que reúne os dados mais recentes sobre o ambiente em Portugal e analisa a evolução das políticas e medidas implementadas ao longo do último ano. Esta publicação anual assume um papel central na avaliação e comunicação do desempenho ambiental do país, permitindo aferir a evolução das políticas e medidas ambientais face aos objetivos e metas nacionais e europeias, bem como comparar Portugal com os restantes países da União Europeia.
O REA 2025 baseia-se na análise de 47 fichas temáticas de indicadores, desenvolvidas em colaboração com diversas entidades públicas nacionais, e apresenta as tendências de evolução em dez domínios fundamentais:
- Ambiente e Economia
- Ar
- Clima
- Solo e Biodiversidade
- Água
- Ambiente Marinho e Costeiro
- Energia
- Transportes
- Resíduos
- Riscos Ambientais
Esta edição introduz novos elementos face a anos anteriores, nomeadamente:
- um capítulo de indicadores-chave em retrospetiva;
- a inclusão e reformulação de indicadores;
- informação sobre a evolução dos principais instrumentos de política ambiental;
- recomendações resultantes da análise realizada.
O REA 2025 é ainda acompanhado de uma publicação inédita — “Visão Ambiente 2030 – Desafios e Oportunidades” — que reúne contributos de um painel de personalidades de reconhecido mérito nos vários domínios do ambiente.
Elaborado anualmente pela APA, o Relatório do Estado do Ambiente constitui um instrumento de referência essencial para apoiar a definição, execução, monitorização e avaliação da política ambiental, promovendo a integração do ambiente nas políticas setoriais.
Com esta publicação, a APA reforça o seu compromisso com o conhecimento, a transparência e o acesso à informação, contribuindo para um maior envolvimento coletivo na construção de um futuro mais sustentável.
O Relatório do Estado do Ambiente 2025 e a Visão Ambiente 2030 – Desafios e Oportunidades ficarão disponíveis no Portal do Estado do Ambiente a partir do próximo dia 19 dezembro.
