Passar para o conteúdo principal

Main content

11 Novembro, 2025

COP-6 da Convenção de Minamata reforça compromisso global para eliminar o mercúrio e proteger a saúde e o ambiente

A sexta reunião da Conferência das Partes da Convenção de Minamata sobre Mercúrio (COP-6) decorreu em Genebra, tendo sido uma semana de intenso trabalho, cooperação e propósito comum. O encontro reuniu mais de 1.000 participantes presenciais e quase 4.000 espectadores online, culminando na adoção de 22 decisões decisivas no avanço do objetivo central da Convenção: proteger a saúde humana e o ambiente da poluição por mercúrio.

Entre os principais resultados, destaca-se a eliminação gradual do amálgama dentário até 2034, marcando um passo histórico rumo à redução do uso do mercúrio em produtos de saúde. As Partes também acordaram em intensificar os esforços globais para eliminar os produtos de branqueamento da pele que contenham mercúrio e em reforçar as ações voltadas à mineração artesanal e de pequena escala de ouro (ASGM). Este último compromisso reconheceu também a necessidade de proporcionar meios de subsistência alternativos às comunidades mineiras e fortalecer a colaboração com a Parceria Global sobre o Mercúrio, promovendo o envolvimento ativo dos povos indígenas, comunidades locais, mulheres e jovens.

A COP-6 também marcou avanços significativos na participação social e na governança inclusiva, com o estabelecimento do Fórum Internacional dos Povos Indígenas sobre o Mercúrio, o lançamento do Grupo de Mulheres da Convenção e a Declaração da Juventude, reafirmando o compromisso de todos os atores em garantir um futuro livre da contaminação por mercúrio.

No seu discurso de encerramento, o Presidente da COP-6, Osvaldo Álvarez Pérez (Chile), destacou o espírito de cooperação e o compromisso coletivo que caracterizaram o encontro:

“Agradeço a todos pela confiança, pelo bom humor e pela incansável cooperação. Com a vossa criatividade e empenho, estabelecemos novas metas ambiciosas e, juntos, deixamos o mercúrio um pouco mais para trás.”

A COP-6 reforça, assim, o papel central da Convenção de Minamata como instrumento global de ação ambiental e de justiça social, unindo governos, comunidades e sociedade civil na construção de um planeta mais saudável e livre do mercúrio.

Logos dos Parceiros