APA acolhe hoje, 08 de outubro, a reunião do Grupo Coordenador do Plano de Ação para a Bioeconomia Sustentável (PABS) – Horizonte 2025.
O Plano de Ação para a Bioeconomia Sustentável (PABS) – Horizonte 2025, aprovado pelo Conselho de Ministros através da Resolução n.º 183/2021, de 28 de dezembro, é um plano português aprovado em 2021 para transitar para uma economia baseada em recursos biológicos renováveis, em substituição dos fósseis. O PABS visa promover a utilização inteligente de recursos da terra e do mar para produzir alimentos, materiais e energia, ao mesmo tempo que fomenta a investigação, inovação, educação e sensibilização social para estes temas, com o objetivo de alcançar o desenvolvimento económico e social sustentável.
O plano tem vindo a ser implementado com financiamento do Fundo Ambiental e através de projetos de investigação e parcerias com centros como o CESAM.
Objetivos Principais:
• Acelerar a transição: mudar o modelo económico português para a bioeconomia sustentável e circular.
• Incentivar a produção e uso sustentáveis: promover a utilização inteligente e sustentável de recursos biológicos regionais.
• Fomentar a investigação e inovação: estimular o desenvolvimento de novos processos e produtos de base biológica com maior valor acrescentado.
• Promover a educação e sensibilização: informar a sociedade sobre a importância da bioeconomia e da economia circular, incluindo o público jovem.
• Reduzir a dependência de combustíveis fósseis: substituir materiais e energia de origem fóssil por recursos biológicos renováveis.
Saiba mais aqui.