Tem hoje início, em Viena, a 69.ª Conferência Geral da Agência Internacional de Energia Atómica (IAEA), o mais importante encontro anual desta organização, que reúne representantes de 177 Estados Membros para definir prioridades estratégicas no uso seguro, protegido e pacífico da energia nuclear.
A APA integra a delegação nacional e acompanha de perto temas essenciais para o sistema regulatório nacional, como a proteção radiológica, gestão de resíduos radioativos e resposta a emergências radiológicas e nucleares.
Este ano, a APA destaca-se em eventos paralelos dedicados à proteção radiológica, nomeadamente na sessão organizada por Portugal sobre a gestão de materiais contendo radionuclídeos de ocorrência natural (NORM) e a sua integração na economia circular, um tema de crescente importância para a sustentabilidade ambiental.
Além disso, a APA preside ao FORO Iberoamericano de Organismos Reguladores Radiológicos y Nucleares, reforçando a cooperação entre países ibero-americanos, e integra o stand do Tratado Euratom da União Europeia, promovendo iniciativas conjuntas de cooperação europeia.
A presença da APA na conferência reforça a cooperação internacional e assegura que a perspectiva nacional é considerada no processo de definição das normas de segurança da IAEA.
Acompanhe as atualizações da APA ao longo da semana para conhecer os principais resultados e compromissos alcançados.