A APA, enquanto Autoridade Competente para a proteção radiológica e segurança nuclear, participou no exercício ConvEx-2g 2005, promovido pela Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA), das Nações Unidas. Esta edição teve como foco a comunicação com o público durante uma emergência nuclear.
O exercício decorreu no dia 19, entre as 8h00 e as 15h00, ininterruptamente, e teve como principal objetivo testar a eficácia da transmissão de informações de emergência, utilizando pela primeira vez a plataforma Calian ResponseReady. Esta ferramenta online proporciona um ambiente interativo, imersivo e seguro para os participantes simularem interações com fontes de informação oficiais, não oficiais, órgãos de comunicação social e com o público, em contexto de emergência.
No âmbito da sua participação, a APA analisou as notificações recebidas com os desenvolvimentos da situação simulada e preparou a resposta à emergência, apresentando propostas de medidas de ação, bem como de comunicação clara e precisa com os órgãos de comunicação social e o público em geral.
Este tipo de exercícios constitui uma ferramenta essencial para o reforço da preparação e capacitação das equipas envolvidas, promovendo a melhoria contínua dos procedimentos, com vista a uma resposta eficaz em caso de ocorrência de uma emergência real.