A 22 de outubro, em Bruxelas, Portugal participou na reunião do Joint Research Centre (JRC), da Comissão Europeia, que teve como tema central a "Gestão Segura de Resíduos Radioativos em Estados-Membros com Pequenos Inventários".
O evento reuniu diversos países europeus para discutir os desafios comuns e identificar oportunidades de colaboração.
Este encontro marca mais um passo importante para o fortalecimento da política europeia de segurança nuclear e a contínua melhoria dos sistemas de gestão de resíduos radioativos, contribuindo para a segurança das gerações futuras.
Portugal colabora regularmente em questões de segurança nuclear e gestão de resíduos radioativos com a Comissão Europeia, especialmente no cumprimento de diretrizes relacionadas à segurança e sustentabilidade na gestão desses resíduos, como previsto pela Diretiva 2011/70/Euratom.
A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) é a entidade que tem a responsabilidade de regulamentar e garantir a aplicação destas normas em Portugal, inclusive em temas como o transporte, armazenamento e eliminação de resíduos radioativos, desempenhando um papel importante na promoção de boas práticas no âmbito da gestão segura de resíduos radioativos, reforçando o compromisso do País com a segurança radiológica a nível europeu e internacional.