No dia 21 de maio, decorreu no Auditório José Mariano Gago, do Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa, o seminário Radão: Sim ou Não?
Este evento foi organizado pela Ciência Viva e resultou de uma parceria entre o Instituto Superior Técnico (IST) e a Agência Portuguesa do Ambiente (APA), no âmbito do projeto RadAR - Os estudantes como atores-chave na gestão do radão, inserido na Citizen Science Incubator do projeto RADONORM.
Este projeto de ciência cidadã aborda a problemática da exposição a concentrações elevadas de radão no interior de edifícios, colocando os estudantes como a força motriz da sensibilização das comunidades em que estes se inserem. Alunos de 3 escolas secundárias de Portalegre tiveram a oportunidade de criar e implementar uma estratégia de comunicação, envolvendo a comunidade local e medindo o radão em 300 habitações, com o objetivo de reduzir a sua exposição, nos casos em que se detetem concentrações elevadas.
No encontro, que marcou o encerramento do projeto, participaram profissionais da APA e do IST e ainda os alunos e professores das escolas secundárias de Ponte Sor, Mouzinho da Silveira e São Lourenço, que partilharam os resultados do seu projeto e a sua experiência ao longo do mesmo.
O encontro encerrou com a entrega dos prémios RadAR às escolas.