Passar para o conteúdo principal

A Avaliação Nacional de Risco, de acordo com as atribuições legalmente definidas, é um documento elaborado pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) que identifica e carateriza os perigos com origem natural, tecnológica ou origem combinada, com potencial para afetar o território nacional continental.

Este documento identifica como potenciais riscos radiológicos, com impacto de âmbito nacional, um acidente na central nuclear de Almaraz e a visita de navios e submarinos de propulsão nuclear a portos nacionais.

São igualmente estabelecidas, na Avaliação Nacional de Risco, medidas de mitigação para os riscos aplicáveis (resultantes da combinação do grau de probabilidade e grau de gravidade) considerando o impacto das alterações climáticas e cenários decorrentes.

A APA enquanto autoridade competente, colabora com a ANEPC no âmbito da análise dos riscos radiológicos e nucleares, sem prejuízo da colaboração no âmbito das restantes competências da APA.

A Avaliação Nacional de Risco poderá ser consultada através do link Avaliação Nacional de Risco.

Está também disponível ao público, um portal baseado num sistema de informação geográfica que tem por base a Avaliação Nacional de Risco e poderá ser consultado através do link Sistema de Informação Geográfica.

Para saber mais