Realizou-se, a 16 de dezembro, em Lisboa, a XXVIIª Reunião Plenária da Comissão para a Aplicação e o Desenvolvimento da Convenção de Albufeira (CADC), o principal fórum de cooperação bilateral para a gestão das bacias hidrográficas partilhadas entre Portugal e Espanha.
A APA integrou o painel sobre competências para o futuro, onde apresentou dois casos de sucesso nacionais: a cooperação com a Irlanda na Avaliação de Substâncias e o modelo inovador de capacitação de especialistas para o Comité de Avaliação de Riscos da ECHA (RAC).
As tendências de evolução ambiental em dez domínios. A APA apresenta, no dia 19 de dezembro, no auditório da sede em Alfragide, o Relatório do Estado do Ambiente (REA) 2025 — o documento de referência que reúne os dados mais recentes sobre o ambiente em Portugal e analisa a evolução das políticas e medidas implementadas ao longo do último ano.
Os fatores de risco ambientais são responsáveis por quase uma em cada cinco mortes por doenças cardiovasculares na União Europeia (UE). Reduzir a exposição aos riscos ambientais evitáveis, é fundamental para diminuir as doenças cardiovasculares.
Realiza-se ainda um seminário sobre a aplicação de ferramentas de inteligência artificial em AIA e AAE assim como um seminário sobre a aplicação da AIA e da AAE no planeamento espacial.
A conferência reúne especialistas, decisores e organismos reguladores de todo o mundo para discutir os desafios emergentes na preparação e resposta a emergências nucleares e radiológicas.
A participação da APA nesta missão representa mais um contributo para o fortalecimento da cooperação internacional na proteção radiológica e segurança nuclear, reforçando e reconhecendo também a experiência nacional nestas matérias.