Passar para o conteúdo principal

Prémio SEM 2021

Realizou-se no dia 28 de março, em Bruxelas, às 15h00 (CET), a Cerimónia da entrega dos prémios referentes à campanha 2021 da SEMANAEUROPEIADAMOBILIDADE.

 Na categoria de pequenos municípios foi vencedor Valongo, que recebeu o galardão entregue por Matthew Baldwin, Diretor-adjunto da DG Move - Direção-Geral da Mobilidade e Transportes, da Comissão Europeia.

A Semana Europeia da Mobilidade decorre anualmente, de 16 a 22 de setembro. Para cada edição há a atribuição de um Prémio EMW (European Mobility Week) que reconhece a excelente qualidade das ações desenvolvidas pelos municípios e como estes promoveram, com sucesso, a mobilidade urbana sustentável durante o período em que decorreu a campanha.

No âmbito da Semana Europeia da Mobilidade, edição 2021, foram eleitos, de entre 80 candidaturas, 6 municípios finalistas:

  • na categoria de “Pequenos municípios”, o prémio, disputado por Valongo (Portugal), Alimos (Grécia) e Miajadas (Espanha) foi entregue a Portugal;
  • na categoria de “Grandes municípios”, o prémio, disputado pela Amadora (Portugal), Kassel (Alemanha) e Lüleburgaz (Turquia) foi entregue à Alemanha.

 Durante a SEMANAEUROPEIADAMOBILIDADE 2021, Valongo preparou inúmeras ações e atividades inovadoras de mobilidade sustentável com um grande foco no envolvimento de pessoas e organizações locais, especialmente escolas, cuja enorme taxa de participação refletiu o sucesso do seu programa.

As medidas permanentes abrangendo uma grande variedade de modos de transporte - incluindo iniciativas centradas em caminhadas, ciclismo, transportes públicos, segurança rodoviária, acessibilidade e veículos mais limpos - que foram concebidos utilizando uma abordagem holística e a longo prazo foram altamente valorizadas pelo júri.

Para assistir a toda a cerimónia poderá aceder ao canal de YouTube da European Mobility Week.

Para mais informações sobre os municípios finalistas aceda aqui.

Nota à imprensa.

 

As candidaturas dos municípios participantes, ao Prémio Semana Europeia da Mobilidade 2022, estarão abertas imediatamente após a conclusão da campanha, sendo que oportunamente serão prestadas todas as informações necessárias.