A Agência Portuguesa do Ambiente mantém operacional a aplicação móvel “Info praia” para smartphones ou tablets, que lançou em 2019, para disponibilização rápida de informação atualizada sobre as praias e a qualidade das águas balneares costeiras, de transição e interiores. Pode ser descarregada gratuitamente através do “Google Play” e da “App Store” ou aceder à versão web.
São disponibilizados, de forma simples e direta, os dados de classificação anual de cada água balnear, as principais características (tipo de água balnear, existência dos galardões Bandeira Azul e Praia Acessível, existência de obras, risco de erosão das arribas) e os serviços existentes - restaurantes, apoio balnear, nadador-salvador, existência de cadeira anfíbia, entre outros.
Pode ser feita pesquisa pelo nome da praia ou uma pesquisa avançada, podendo procurar as praias perto da localização em que se encontra, utilizando a opção “perto de mim” ou escolher o concelho, e ainda associar várias características ou serviços. Para o resultado da pesquisa é ainda possível obter “direções” para chegar mais rapidamente.
Nesta aplicação podem ser definidas as praias favoritas, clicando no “coração” e assim ter sempre em destaque a informação disponível.
Durante toda a época balnear a APA realiza cerca de 6000 análises, para avaliar se as águas continuam aptas para o banho e, através desta aplicação, poderá ser notificado sempre que forem obtidos os respetivos resultados, sendo que as praias favoritas ficam sempre em destaque.
A informação disponibilizada pela APA é complementada pelos dados de previsão meteorológica diária fornecidos pelo serviço do IPMA - Instituto Português do Mar e da Atmosfera, a temperatura da água, a intensidade do vento e ainda as horas das marés, de acordo com a informação disponibilizada pelo Instituto Hidrográfico.
Selecione preferencialmente praias vigiadas, com boa qualidade e outras condições importantes para si. Adote práticas de segurança e coloque os seus resíduos no recipiente próprio.
As praias são um bem inestimável e preservá-las é um dever de todos!