A Agência Europeia do Ambiente publica um relatório sobre o estado do ambiente a cada cinco anos - o «Ambiente da Europa 2025» - divulgado hoje.
De acordo com este relatório foram realizados progressos significativos na redução das emissões de gases com efeito de estufa e da poluição atmosférica, mas o estado geral do ambiente na Europa não é bom, especialmente no que diz respeito à natureza, que continua a enfrentar a degradação, a sobre exploração e a perda de biodiversidade.
Os impactos da aceleração das alterações climáticas são também um desafio urgente, de acordo com o relatório mais abrangente sobre o «estado do ambiente». As perspetivas para a maioria das tendências ambientais são preocupantes e representam riscos importantes para a prosperidade económica, a segurança e a qualidade de vida da Europa.
Amanhã, dia 30 de setembro, terá lugar a conferência «O ambiente da UE para a prosperidade e a resiliência» em Bruxelas» - organizada pela Presidência dinamarquesa do Conselho da União Europeia e o Secretariado-Geral do Conselho - onde a Diretora Executiva da AEA, Leena Ylä-Mononen, apresentará as conclusões do relatório.
O link para a transmissão em direto será partilhado na página do evento.