2023 marca o 50º aniversário do Dia Mundial do Ambiente, o “primeiro 5 de junho” de 1973.
Nas últimas cinco décadas, a comemoração desta data foi crescendo e foi-se tornando uma das maiores motivações para a sensibilização ambiental global. Milhões de pessoas participam, juntamente com governos, cidades, empresas e organizações da sociedade civil, na celebração desta data.
A campanha do Dia Mundial do Ambiente de 2023 #CombataAPoluiçãoPorPlástico (#BeatPlasticPollution) - promovida pelo Programa das Nações Unidas para o Ambiente (PNUA / UNEP) - pede soluções globais para combater a poluição por plásticos.
Os governos das nações, e também as empresas, já estão a tomar medidas para combater, de um modo concertado, este tipo de poluição, tendo em vista a transição para uma economia circular.
O mote escolhido para 2023 lembra, ainda, que as ações individuais em relação à poluição por plásticos têm um grande impacte ao nível global.
Portugal associa-se desde 1973 às comemorações do Dia Mundial do Ambiente.
Depois de ter sido um dos países participantes na primeira Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Humano, ocorrida em Estocolmo em junho de 1972 e onde se instituiu esta efeméride, de imediato se divulgaram iniciativas na área da sensibilização e educação ambiental entre estabelecimentos de ensino e a sociedade portuguesa em geral.
A Comissão Nacional do Ambiente, entidade criada para preparar a participação do nosso país na Conferência de Estocolmo, promoveu o concurso que deu origem ao painel que hoje se encontra na entrada da sede da APA, o que demonstra como, desde há mais de 50 anos, a preocupação com o ambiente, a qualidade de vida e um desenvolvimento sustentável estão presentes nas políticas governativas em Portugal.
Saiba mais aqui e registe as suas atividades.
Poderá aceder aqui a diversos materiais de comunicação.