Passar para o conteúdo principal

Este exercício tem por base os dados do inventário nacional submetido no ano 2021 no âmbito dos compromissos comunitários e internacionais assumidos por Portugal.

Fazem parte deste exercício dois documentos:

  • Relatório sobre as emissões de poluentes atmosféricos por Concelho - 2015, 2017 e 2019;
  • Emissões totais por concelho em 2015, 2017 e 2019 (formato Excel).

Atendendo que a metodologia de desagregação espacial das emissões se baseia, para um grande número de situações, numa abordagem top-down, com recurso a variáveis proxy e tendo por base pressupostos, aconselha-se a maior precaução na interpretação dos resultados e cuidado na análise da variabilidade inter-anual das emissões a um nível desagregado.

Uma vez que as metodologias de cálculo de emissões, as fontes de dados e os fatores de emissão têm sido melhorados ao longo do tempo, os resultados deste trabalho não devem ser comparados com exercícios anteriores de carácter semelhante. De igual modo se chama a atenção para a possibilidade destes resultados virem a ser revistos em trabalhos futuros, em função de uma eventual atualização dos dados de atividade, de futuras revisões metodológicas ou mesmo de uma revisão dos parâmetros de alocação espacial (PAE) utilizados.

Emissões por Concelho em 2015, 2017 e 2019: