Passar para o conteúdo principal

Bem-vindos ao novo site da APA - Agência Portuguesa do Ambiente!

Esta é a agência do Estado que tem como missão a gestão integrada das políticas ambientais e de sustentabilidade.

Fazemo-lo sempre em articulação, quer com outras políticas setoriais, quer com um vasto conjunto de parceiros, dos quais se destacam os municípios e as Regiões-plano e Autónomas dos Açores e da Madeira.

Trabalhamos em temas como as Alterações Climáticas, Água e Litoral - neste caso com gestão desconcentrada nas 5 regiões hidrográficas do Continente-, bem como Resíduos, Ar, Ruído, Emergências Radiológicas, Avaliação de Impacte Ambiental, Economia Circular, ou Educação Ambiental.

Somos cerca de quase 800 profissionais, estamos em todo o território continental, incluindo com uma rede laboratorial acreditada.

A APA tem competências de monitorização, planeamento e avaliação, licenciamento e fiscalização, sendo por isso o principal regulador ambiental em Portugal.

O processo de transição ecológica que o presente nos impõe, com os seus cruciais desafios da sustentabilidade, exige a alteração de formas de consumir e de produzir, de evoluir para um novo modelo económico compatível com os limites dos sistemas naturais; essa crítica ambição só pode afirmar-se com o envolvimento de todos e uma participação ativa, sem subterfúgios, nessas dinâmicas de transformação.

Procuramos, neste novo portal, servir melhor: conheça a Agência Portuguesa do Ambiente, as políticas ambientais que prossegue, os instrumentos que gere e os sistemas de informação que desenvolve.

O Conselho Diretivo

Nuno Lacasta - Presidente

José Pimenta Machado - Vice-Presidente

Ana Teresa Perez - Vogal

Ana Cristina Carrola – Vogal