- Atividades de gestão e coordenação do projeto.
- Acompanhamento e avaliação da evolução do projeto para assegurar a sua execução de forma efetiva.
Coordenação e gestão de forma integrada para garantir a execução eficaz do projeto e assegurar a participação de todos os beneficiários.
Elaboração do Plano After-LIFE do projeto, seguindo as boas práticas que asseguram o envolvimento nas atividades pós-projeto de todos os beneficiários, e eventualmente de organismos externos, como os membros dos conselhos consultivos.
- Atividades de gestão e coordenação do projeto.
- Acompanhamento e avaliação da evolução do projeto para assegurar a sua execução de forma efetiva.
Coordenação e gestão de forma integrada para garantir a execução eficaz do projeto e assegurar a participação de todos os beneficiários.
Elaboração do Plano After-LIFE do projeto, seguindo as boas práticas que asseguram o envolvimento nas atividades pós-projeto de todos os beneficiários, e eventualmente de organismos externos, como os membros dos conselhos consultivos.
- Melhoria da governação, envolvimento das partes externas e garantia de conhecimento técnico sólido, através de órgãos de governação e de aconselhamento, bem como através do envolvimento dos Pontos de Contactos Nacionais (NCP) dos outros Estados-Membros.
- Realização de reuniões anuais com os conselhos consultivos, com o objetivo de apresentar/discutir os trabalhos/desenvolvimentos dos projetos, bem como recolher opiniões/sugestões a incluir no período de planeamento seguinte.
Criação de um conselho consultivo constituído pelas partes interessadas/potenciais beneficiários LIFE, cujos contributos podem contribuir para atingir e melhorar os objetivos do projeto, nomeadamente os relacionados com a comunicação/divulgação.
Criação de um conselho consultivo constituído pelas autoridades nacionais responsáveis por implementação de políticas abrangidas pelo LIFE e por outros NCP, para troca de conhecimentos técnicos, no sentido de ajudar a ultrapassar desvios imprevistos, bem como para identificar soluções complementares que possam melhorar os objetivos do projeto.
- Melhoria da governação, envolvimento das partes externas e garantia de conhecimento técnico sólido, através de órgãos de governação e de aconselhamento, bem como através do envolvimento dos Pontos de Contactos Nacionais (NCP) dos outros Estados-Membros.
- Realização de reuniões anuais com os conselhos consultivos, com o objetivo de apresentar/discutir os trabalhos/desenvolvimentos dos projetos, bem como recolher opiniões/sugestões a incluir no período de planeamento seguinte.
Criação de um conselho consultivo constituído pelas partes interessadas/potenciais beneficiários LIFE, cujos contributos podem contribuir para atingir e melhorar os objetivos do projeto, nomeadamente os relacionados com a comunicação/divulgação.
Criação de um conselho consultivo constituído pelas autoridades nacionais responsáveis por implementação de políticas abrangidas pelo LIFE e por outros NCP, para troca de conhecimentos técnicos, no sentido de ajudar a ultrapassar desvios imprevistos, bem como para identificar soluções complementares que possam melhorar os objetivos do projeto.
- Acompanhamento e avaliação do projeto, através de indicadores pré-selecionados.
- Realização de inquéritos a públicos-alvo de eventos do projeto e recolha automática de dados relativos a ferramentas de TI, entre outros.
No sentido de monitorizar os resultados do projeto foram selecionados os seguintes indicadores:
Recursos humanos
- Pessoal contratado (n.º)
- Pessoal que recebeu formação (n.º)
- Intercâmbio de boas práticas (n.º visitas)
- Participantes no intercâmbio de boas práticas (n.º)
Capacitação e apoio
- Balcões abertos (n.º contactos/respostas)
- Participantes em ações de informação/formação/capacitação (nº)
Candidaturas
- Candidaturas apresentadas como coordenador PT por subprograma/call (n.º)
- Candidaturas apresentadas como parceiro ou coordenador PT por subprograma/call (n.º)
- Candidaturas aprovadas como coordenador PT por subprograma/call (n.º)
- Candidaturas aprovadas como parceiro ou coordenador PT por subprograma/call (n.º)
- Candidaturas PT com consórcios transnacionais (nº)
Disseminação
- Publicações de comunicações (n.º)
- Potenciais beneficiários alcançados (n.º)
- Potenciais beneficiários informados (n.º)
Policy uptake, replicabilidade e financiamento
- Projetos com policy uptake (n.º)
- Projetos com replicação e/ou transferência (n.º)
- Candidaturas/projetos com financiamento complementar (n.º)
Qualidade geral dos eventos de formação/capacitação
- Classificação geral / nível de satisfação (n.º)
- Conhecimentos adquiridos: antes vs depois (-)
- Participaria novamente / recomendado (%)
- Acompanhamento e avaliação do projeto, através de indicadores pré-selecionados.
- Realização de inquéritos a públicos-alvo de eventos do projeto e recolha automática de dados relativos a ferramentas de TI, entre outros.
No sentido de monitorizar os resultados do projeto foram selecionados os seguintes indicadores:
Recursos humanos
- Pessoal contratado (n.º)
- Pessoal que recebeu formação (n.º)
- Intercâmbio de boas práticas (n.º visitas)
- Participantes no intercâmbio de boas práticas (n.º)
Capacitação e apoio
- Balcões abertos (n.º contactos/respostas)
- Participantes em ações de informação/formação/capacitação (nº)
Candidaturas
- Candidaturas apresentadas como coordenador PT por subprograma/call (n.º)
- Candidaturas apresentadas como parceiro ou coordenador PT por subprograma/call (n.º)
- Candidaturas aprovadas como coordenador PT por subprograma/call (n.º)
- Candidaturas aprovadas como parceiro ou coordenador PT por subprograma/call (n.º)
- Candidaturas PT com consórcios transnacionais (nº)
Disseminação
- Publicações de comunicações (n.º)
- Potenciais beneficiários alcançados (n.º)
- Potenciais beneficiários informados (n.º)
Policy uptake, replicabilidade e financiamento
- Projetos com policy uptake (n.º)
- Projetos com replicação e/ou transferência (n.º)
- Candidaturas/projetos com financiamento complementar (n.º)
Qualidade geral dos eventos de formação/capacitação
- Classificação geral / nível de satisfação (n.º)
- Conhecimentos adquiridos: antes vs depois (-)
- Participaria novamente / recomendado (%)
- Desenvolvimento de uma estratégia de comunicação para a divulgação das atividades e dos resultados do projeto
Elaboração de um ‘Plano de comunicação e disseminação’ no sentido de apoiar a orientação das tarefas subsequentes, definidas em T.4.2.
Desenvolvimento de atividades de comunicação: reformulação do Website dedicado; disseminação através do Linkedin da APA; publicação de press release, bem como contactos regulares/diretos com a comunicação social: podcast; entre outras.
Troca de boas práticas em questões críticas, como replicação e transferência, transnacionalidade, policy uptake, cofinanciamento e SIP&SNAP, com equipas, de outros Estados-Membros com grande sucesso na utilização do LIFE.
- Resumo
- T.4.1 Plano de comunicação e disseminação
- T.4.2 Comunicação geral
- T.4.3 Intercâmbio técnico de boas práticas
- Desenvolvimento de uma estratégia de comunicação para a divulgação das atividades e dos resultados do projeto
Elaboração de um ‘Plano de comunicação e disseminação’ no sentido de apoiar a orientação das tarefas subsequentes, definidas em T.4.2.
Desenvolvimento de atividades de comunicação: reformulação do Website dedicado; disseminação através do Linkedin da APA; publicação de press release, bem como contactos regulares/diretos com a comunicação social: podcast; entre outras.
Troca de boas práticas em questões críticas, como replicação e transferência, transnacionalidade, policy uptake, cofinanciamento e SIP&SNAP, com equipas, de outros Estados-Membros com grande sucesso na utilização do LIFE.
- Capacitação para a utilização de SIP (Strategic Integrated Projects - Projetos integrados estratégicos) e de SNAP (Strategic Nature Projects - Projetos estratégicos para a natureza) pelas autoridades PT que são candidatos elegíveis a este tipo de projetos LIFE
Realização de Workshop dirigido aos beneficiários do projeto, no sentido de melhorar a perceção interna sobre os processos de estruturação/conceção/submissão/execução de SIP/SNAP, permitindo aos potenciais beneficiários avaliar a utilização destas tipologias de projetos para apoiar a execução dos planos que supervisionam.
Identificação de potenciais beneficiários de SIP/SNAP, através da identificação de políticas/estratégias/planos aprovados que sejam suscetíveis de ser alvo de um SIP/SNAP
Realização de Seminários e Workshops dirigidos às autoridades nacionais responsáveis pela implementação de políticas/estratégias/planos, sobre estruturação/conceção/submissão/execução de SIP/SNAP, permitindo aos potenciais beneficiários avaliar a utilização destas tipologias de projetos para apoiar a execução dos planos que supervisionam.
- Resumo
- T.5.1 Capacitação interna/formação sobre a utilização do SIP/SNAP
- T.5.2 Identificação/sensibilização de potenciais beneficiários de SIP/SNAP
- T.5.3 Envolvimento/reforço de capacidades para novos projetos SIP/SNAP
- Capacitação para a utilização de SIP (Strategic Integrated Projects - Projetos integrados estratégicos) e de SNAP (Strategic Nature Projects - Projetos estratégicos para a natureza) pelas autoridades PT que são candidatos elegíveis a este tipo de projetos LIFE
Realização de Workshop dirigido aos beneficiários do projeto, no sentido de melhorar a perceção interna sobre os processos de estruturação/conceção/submissão/execução de SIP/SNAP, permitindo aos potenciais beneficiários avaliar a utilização destas tipologias de projetos para apoiar a execução dos planos que supervisionam.
Identificação de potenciais beneficiários de SIP/SNAP, através da identificação de políticas/estratégias/planos aprovados que sejam suscetíveis de ser alvo de um SIP/SNAP
Realização de Seminários e Workshops dirigidos às autoridades nacionais responsáveis pela implementação de políticas/estratégias/planos, sobre estruturação/conceção/submissão/execução de SIP/SNAP, permitindo aos potenciais beneficiários avaliar a utilização destas tipologias de projetos para apoiar a execução dos planos que supervisionam.
- Elaboração de um guia com o objetivo fornecer informações fiáveis/úteis aos potenciais candidatos sobre o modo como outros projetos LIFE lidaram com a melhoria da adoção de políticas (policy uptake), desde as fases iniciais da conceção até à execução do projeto e trabalhos pós-LIFE.
Identificação de casos de adoção de políticas (policy uptake) de projetos portugueses, através da realização de inquéritos, entrevistas e análise de relatórios finais de projetos.
Elaboração de um guia de boas práticas com as principais questões que qualquer candidato deve ter em conta quando para acrescentar valor à sua proposta em matéria de adoção política de resultados em projetos LIFE, incluindo:
- identificação/síntese de práticas utilizadas por projetos anteriores;
- exemplos de adoção de políticas em Portugal;
- “dicas” transmitidas por antigos coordenadores de projetos;
- resumo de cada caso.
- Resumo
- T.6.1 Definição de âmbito e inquéritos sobre casos de adoção de políticas (policy uptake) em Portugal
- T.6.2 Elaboração de um guia de orientações e casos de “boas práticas” em Portugal
- Elaboração de um guia com o objetivo fornecer informações fiáveis/úteis aos potenciais candidatos sobre o modo como outros projetos LIFE lidaram com a melhoria da adoção de políticas (policy uptake), desde as fases iniciais da conceção até à execução do projeto e trabalhos pós-LIFE.
Identificação de casos de adoção de políticas (policy uptake) de projetos portugueses, através da realização de inquéritos, entrevistas e análise de relatórios finais de projetos.
Elaboração de um guia de boas práticas com as principais questões que qualquer candidato deve ter em conta quando para acrescentar valor à sua proposta em matéria de adoção política de resultados em projetos LIFE, incluindo:
- identificação/síntese de práticas utilizadas por projetos anteriores;
- exemplos de adoção de políticas em Portugal;
- “dicas” transmitidas por antigos coordenadores de projetos;
- resumo de cada caso.
- Disseminação de informação útil aos potenciais candidatos no que diz respeito à replicação/transferência/transnacionalidade, de modo a que estas questões críticas possam ser melhor tratadas pelas propostas e que fiquem previstas desde as fases iniciais da conceção até à execução do projeto e trabalhos pós-LIFE.
Identificação de casos de replicação/transferência de projetos PT, através da realização de inquéritos, entrevistas e análise de relatórios finais de projetos;
Realização de seminário online sobre boas práticas de replicação e transferência.
Apoio aos candidatos na construção de consórcios transnacionais, incluindo:
- preparação de um “resumo de ideia” e uma apresentação “pitch” para distribuição entre os NCP de outros EM, com pedido de colaboração na identificação de potenciais parceiros;
- organização de uma sessão online, para apresentação aos NCP e/ou potenciais parceiros de outros Estados-Membros.
- Resumo
- T.7.1 Seleção e divulgação de casos de boas práticas de replicação/transferência
- T.7.2 Apoio à identificação/contacto com parceiros transnacionais
- Disseminação de informação útil aos potenciais candidatos no que diz respeito à replicação/transferência/transnacionalidade, de modo a que estas questões críticas possam ser melhor tratadas pelas propostas e que fiquem previstas desde as fases iniciais da conceção até à execução do projeto e trabalhos pós-LIFE.
Identificação de casos de replicação/transferência de projetos PT, através da realização de inquéritos, entrevistas e análise de relatórios finais de projetos;
Realização de seminário online sobre boas práticas de replicação e transferência.
Apoio aos candidatos na construção de consórcios transnacionais, incluindo:
- preparação de um “resumo de ideia” e uma apresentação “pitch” para distribuição entre os NCP de outros EM, com pedido de colaboração na identificação de potenciais parceiros;
- organização de uma sessão online, para apresentação aos NCP e/ou potenciais parceiros de outros Estados-Membros.
- Facilitação de contactos entre os candidatos LIFE e os potenciais cofinanciadores que podem contribuir com cofinanciamento complementar.
Recolha de dados sobre mecanismos e entidades de cofinanciamento complementares.
Plataforma online de utilização pública para “matchmaking” de ideias de projetos (e seus promotores) e soluções de cofinanciamento existentes/disponíveis (e seus cofinanciadores).
Organização de eventos anuais para promover a utilização da plataforma por parte de cofinanciadores e candidatos
- Resumo
- T.8.1 Atualização da identificação dos mecanismos de cofinanciamento complementares ou dos cofinanciadores
- T.8.2 Co-design, testes e operação de uma plataforma Web para apoiar o cofinanciamento de projetos LIFE
- T 8.3 Seminários online para apresentação dos cofinanciadores e da Plataforma Web
- Facilitação de contactos entre os candidatos LIFE e os potenciais cofinanciadores que podem contribuir com cofinanciamento complementar.
Recolha de dados sobre mecanismos e entidades de cofinanciamento complementares.
Plataforma online de utilização pública para “matchmaking” de ideias de projetos (e seus promotores) e soluções de cofinanciamento existentes/disponíveis (e seus cofinanciadores).
Organização de eventos anuais para promover a utilização da plataforma por parte de cofinanciadores e candidatos
- Disseminação mais alargada das oportunidades proporcionadas pelo LIFE;
- Discussão crítica de ideias de projetos, bem como adequação a tópicos prioritários
- Promoção de uma “comunidade LIFE”, que reúna antigos, novos e potenciais candidatos, que possa ajudar a preparar projetos, bem como consórcios de parceria.
Realização de sessões regionais de informação/workshops práticos, regionalizados no território continental (T.9.1 a T.9.3), Açores (T.9.4) e Madeira (T.9.5), com o objetivo de complementar anualmente a informação transmitida no Info Day (sessão de informação nacional organizada pela APA no âmbito das suas funções enquanto Ponto de Contacto Nacional).
Mais informações sobre sessões anteriores (programa e apresentações): consultar em “Eventos”
Reuniões online com candidatos no sentido para esclarecimento de dúvidas sobre questões estruturais, técnicas e financeiras, bem como questões práticas relacionadas com a submissão de propostas.
FAQ PT com questões colocadas a nível nacional e as respostas (complementam as FAQ disponibilizadas pela CINEA)
Realização de seminários anuais dirigidos a todos os projetos LIFE em curso, coordenados ou com participação de uma entidade portuguesa, para promover a troca de ideias e formação de parcerias.
- Resumo
- T.9.1- T.9.5 Sessões de Informação Sectorial/Workshops
- T.9.6 Balcões abertos online para apoio específico aos candidatos
- T.9.7 Seminários anuais de intercâmbio de boas práticas e de criação de parcerias - INTER LIFE PT
- Disseminação mais alargada das oportunidades proporcionadas pelo LIFE;
- Discussão crítica de ideias de projetos, bem como adequação a tópicos prioritários
- Promoção de uma “comunidade LIFE”, que reúna antigos, novos e potenciais candidatos, que possa ajudar a preparar projetos, bem como consórcios de parceria.
Realização de sessões regionais de informação/workshops práticos, regionalizados no território continental (T.9.1 a T.9.3), Açores (T.9.4) e Madeira (T.9.5), com o objetivo de complementar anualmente a informação transmitida no Info Day (sessão de informação nacional organizada pela APA no âmbito das suas funções enquanto Ponto de Contacto Nacional).
Mais informações sobre sessões anteriores (programa e apresentações): consultar em “Eventos”
Reuniões online com candidatos no sentido para esclarecimento de dúvidas sobre questões estruturais, técnicas e financeiras, bem como questões práticas relacionadas com a submissão de propostas.
FAQ PT com questões colocadas a nível nacional e as respostas (complementam as FAQ disponibilizadas pela CINEA)
Realização de seminários anuais dirigidos a todos os projetos LIFE em curso, coordenados ou com participação de uma entidade portuguesa, para promover a troca de ideias e formação de parcerias.
- Apoio direcionado para a escrita de propostas mais sólidas, através de tarefas complementares: definição/identificação de KPIs e apoio na escrita de propostas com qualidade.
Realização de workshops de formação prática para definição/identificação de KPI (Key Performance Indicator), adequados à ideia de projeto em questão, dirigidos a candidatos que já estejam a trabalhar/preparar uma proposta.
Realização de workshops individualizados com equipas de projetos que estejam já numa fase avançada de preparação da candidatura.
Objetivos dos workshops: apoiar o candidato a melhorar a sua proposta, no que respeita aos seus conceitos (e adequação aos tópicos prioritários do LIFE), estrutura técnica (por exemplo, consideração de boas práticas relativas à adoção de políticas, replicação/transferência, transnacionalidade e/ou governação, bem como no âmbito da comunicação, disseminação ou trabalho em rede), redação formal (Partes A, B e C dos formulários) e orçamentação (por exemplo, classificação de custos ou preenchimento do ficheiro orçamental).
- Resumo
- T.10.1 Formação e capacitação sobre a utilização de KPI
- T.10.2 Workshops dedicados sobre desenho de candidatura
- Apoio direcionado para a escrita de propostas mais sólidas, através de tarefas complementares: definição/identificação de KPIs e apoio na escrita de propostas com qualidade.
Realização de workshops de formação prática para definição/identificação de KPI (Key Performance Indicator), adequados à ideia de projeto em questão, dirigidos a candidatos que já estejam a trabalhar/preparar uma proposta.
Realização de workshops individualizados com equipas de projetos que estejam já numa fase avançada de preparação da candidatura.
Objetivos dos workshops: apoiar o candidato a melhorar a sua proposta, no que respeita aos seus conceitos (e adequação aos tópicos prioritários do LIFE), estrutura técnica (por exemplo, consideração de boas práticas relativas à adoção de políticas, replicação/transferência, transnacionalidade e/ou governação, bem como no âmbito da comunicação, disseminação ou trabalho em rede), redação formal (Partes A, B e C dos formulários) e orçamentação (por exemplo, classificação de custos ou preenchimento do ficheiro orçamental).