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WP1 - Gestão global do projeto
Resumo
  • Atividades de gestão e coordenação do projeto. 
  • Acompanhamento e avaliação da evolução do projeto para assegurar a sua execução de forma efetiva.
T.1.1 Gestão administrativa, técnica e financeira

Coordenação e gestão de forma integrada para garantir a execução eficaz do projeto e assegurar a participação de todos os beneficiários. 

T.1.2 Plano After-LIFE

Elaboração do Plano After-LIFE do projeto, seguindo as boas práticas que asseguram o envolvimento nas atividades pós-projeto de todos os beneficiários, e eventualmente de organismos externos, como os membros dos conselhos consultivos.

  • Atividades de gestão e coordenação do projeto. 
  • Acompanhamento e avaliação da evolução do projeto para assegurar a sua execução de forma efetiva.

Coordenação e gestão de forma integrada para garantir a execução eficaz do projeto e assegurar a participação de todos os beneficiários. 

Elaboração do Plano After-LIFE do projeto, seguindo as boas práticas que asseguram o envolvimento nas atividades pós-projeto de todos os beneficiários, e eventualmente de organismos externos, como os membros dos conselhos consultivos.

WP2 - Governação e conselhos consultivos
Resumo
  • Melhoria da governação, envolvimento das partes externas e garantia de conhecimento técnico sólido, através de órgãos de governação e de aconselhamento, bem como através do envolvimento dos Pontos de Contactos Nacionais (NCP) dos outros Estados-Membros.  
  • Realização de reuniões anuais com os conselhos consultivos, com o objetivo de apresentar/discutir os trabalhos/desenvolvimentos dos projetos, bem como recolher opiniões/sugestões a incluir no período de planeamento seguinte.  
T.2.1 Stakeholder Board (SB)

Criação de um conselho consultivo constituído pelas partes interessadas/potenciais beneficiários LIFE, cujos contributos podem contribuir para atingir e melhorar os objetivos do projeto, nomeadamente os relacionados com a comunicação/divulgação.  

T.2.2 Advisory Board (AB)

Criação de um conselho consultivo constituído pelas autoridades nacionais responsáveis por implementação de políticas abrangidas pelo LIFE e por outros NCP, para troca de conhecimentos técnicos, no sentido de ajudar a ultrapassar desvios imprevistos, bem como para identificar soluções complementares que possam melhorar os objetivos do projeto.  

  • Melhoria da governação, envolvimento das partes externas e garantia de conhecimento técnico sólido, através de órgãos de governação e de aconselhamento, bem como através do envolvimento dos Pontos de Contactos Nacionais (NCP) dos outros Estados-Membros.  
  • Realização de reuniões anuais com os conselhos consultivos, com o objetivo de apresentar/discutir os trabalhos/desenvolvimentos dos projetos, bem como recolher opiniões/sugestões a incluir no período de planeamento seguinte.  

Criação de um conselho consultivo constituído pelas partes interessadas/potenciais beneficiários LIFE, cujos contributos podem contribuir para atingir e melhorar os objetivos do projeto, nomeadamente os relacionados com a comunicação/divulgação.  

Criação de um conselho consultivo constituído pelas autoridades nacionais responsáveis por implementação de políticas abrangidas pelo LIFE e por outros NCP, para troca de conhecimentos técnicos, no sentido de ajudar a ultrapassar desvios imprevistos, bem como para identificar soluções complementares que possam melhorar os objetivos do projeto.  

WP3 - Monitorização dos resultados/impacto do projeto
Resumo
  • Acompanhamento e avaliação do projeto, através de indicadores pré-selecionados.  
  • Realização de inquéritos a públicos-alvo de eventos do projeto e recolha automática de dados relativos a ferramentas de TI, entre outros.  
T.3.1 Resultados operacionais

No sentido de monitorizar os resultados do projeto foram selecionados os seguintes indicadores: 

Recursos humanos 

  • Pessoal contratado (n.º) 
  • Pessoal que recebeu formação (n.º) 
  • Intercâmbio de boas práticas (n.º visitas) 
  • Participantes no intercâmbio de boas práticas (n.º) 

 Capacitação e apoio 

  • Balcões abertos (n.º contactos/respostas) 
  • Participantes em ações de informação/formação/capacitação (nº) 

 Candidaturas 

  • Candidaturas apresentadas como coordenador PT por subprograma/call (n.º) 
  • Candidaturas apresentadas como parceiro ou coordenador PT por subprograma/call (n.º) 
  • Candidaturas aprovadas como coordenador PT por subprograma/call (n.º) 
  • Candidaturas aprovadas como parceiro ou coordenador PT por subprograma/call (n.º) 
  • Candidaturas PT com consórcios transnacionais (nº) 

Disseminação 

  • Publicações de comunicações (n.º) 
  • Potenciais beneficiários alcançados (n.º) 
  • Potenciais beneficiários informados (n.º) 

Policy uptake, replicabilidade e financiamento 

  • Projetos com policy uptake (n.º) 
  • Projetos com replicação e/ou transferência (n.º) 
  • Candidaturas/projetos com financiamento complementar (n.º) 

 Qualidade geral dos eventos de formação/capacitação  

  • Classificação geral / nível de satisfação (n.º) 
  • Conhecimentos adquiridos: antes vs depois (-) 
  • Participaria novamente / recomendado (%) 
  • Acompanhamento e avaliação do projeto, através de indicadores pré-selecionados.  
  • Realização de inquéritos a públicos-alvo de eventos do projeto e recolha automática de dados relativos a ferramentas de TI, entre outros.  

No sentido de monitorizar os resultados do projeto foram selecionados os seguintes indicadores: 

Recursos humanos 

  • Pessoal contratado (n.º) 
  • Pessoal que recebeu formação (n.º) 
  • Intercâmbio de boas práticas (n.º visitas) 
  • Participantes no intercâmbio de boas práticas (n.º) 

 Capacitação e apoio 

  • Balcões abertos (n.º contactos/respostas) 
  • Participantes em ações de informação/formação/capacitação (nº) 

 Candidaturas 

  • Candidaturas apresentadas como coordenador PT por subprograma/call (n.º) 
  • Candidaturas apresentadas como parceiro ou coordenador PT por subprograma/call (n.º) 
  • Candidaturas aprovadas como coordenador PT por subprograma/call (n.º) 
  • Candidaturas aprovadas como parceiro ou coordenador PT por subprograma/call (n.º) 
  • Candidaturas PT com consórcios transnacionais (nº) 

Disseminação 

  • Publicações de comunicações (n.º) 
  • Potenciais beneficiários alcançados (n.º) 
  • Potenciais beneficiários informados (n.º) 

Policy uptake, replicabilidade e financiamento 

  • Projetos com policy uptake (n.º) 
  • Projetos com replicação e/ou transferência (n.º) 
  • Candidaturas/projetos com financiamento complementar (n.º) 

 Qualidade geral dos eventos de formação/capacitação  

  • Classificação geral / nível de satisfação (n.º) 
  • Conhecimentos adquiridos: antes vs depois (-) 
  • Participaria novamente / recomendado (%) 
WP4 - Plano de comunicação e disseminação: Comunicação geral e especializada
Resumo
  • Desenvolvimento de uma estratégia de comunicação para a divulgação das atividades e dos resultados do projeto 
T.4.1 Plano de comunicação e disseminação

Elaboração de um ‘Plano de comunicação e disseminação’ no sentido de apoiar a orientação das tarefas subsequentes, definidas em T.4.2.  

 

 

T.4.2 Comunicação geral

Desenvolvimento de atividades de comunicação: reformulação do Website dedicado; disseminação através do Linkedin da APA; publicação de press release, bem como contactos regulares/diretos com a comunicação social: podcast; entre outras. 

 

T.4.3 Intercâmbio técnico de boas práticas

Troca de boas práticas em questões críticas, como replicação e transferência, transnacionalidade, policy uptake, cofinanciamento e SIP&SNAP, com equipas, de outros Estados-Membros com grande sucesso na utilização do LIFE. 

  • Desenvolvimento de uma estratégia de comunicação para a divulgação das atividades e dos resultados do projeto 

Elaboração de um ‘Plano de comunicação e disseminação’ no sentido de apoiar a orientação das tarefas subsequentes, definidas em T.4.2.  

 

 

Desenvolvimento de atividades de comunicação: reformulação do Website dedicado; disseminação através do Linkedin da APA; publicação de press release, bem como contactos regulares/diretos com a comunicação social: podcast; entre outras. 

 

Troca de boas práticas em questões críticas, como replicação e transferência, transnacionalidade, policy uptake, cofinanciamento e SIP&SNAP, com equipas, de outros Estados-Membros com grande sucesso na utilização do LIFE. 

WP5 - Fomentar a utilização de SIP/SNAP a nível nacional
Resumo
  • Capacitação para a utilização de SIP (Strategic Integrated Projects - Projetos integrados estratégicos) e de SNAP (Strategic Nature Projects - Projetos estratégicos para a natureza) pelas autoridades PT que são candidatos elegíveis a este tipo de projetos LIFE 
T.5.1 Capacitação interna/formação sobre a utilização do SIP/SNAP

Realização de Workshop dirigido aos beneficiários do projeto, no sentido de melhorar a perceção interna sobre os processos de estruturação/conceção/submissão/execução de SIP/SNAP, permitindo aos potenciais beneficiários avaliar a utilização destas tipologias de projetos para apoiar a execução dos planos que supervisionam. 

T.5.2 Identificação/sensibilização de potenciais beneficiários de SIP/SNAP

Identificação de potenciais beneficiários de SIP/SNAP, através da identificação de políticas/estratégias/planos aprovados que sejam suscetíveis de ser alvo de um SIP/SNAP 

 

T.5.3 Envolvimento/reforço de capacidades para novos projetos SIP/SNAP

Realização de Seminários e Workshops dirigidos às autoridades nacionais responsáveis pela implementação de políticas/estratégias/planos, sobre estruturação/conceção/submissão/execução de SIP/SNAP, permitindo aos potenciais beneficiários avaliar a utilização destas tipologias de projetos para apoiar a execução dos planos que supervisionam. 

 

  • Capacitação para a utilização de SIP (Strategic Integrated Projects - Projetos integrados estratégicos) e de SNAP (Strategic Nature Projects - Projetos estratégicos para a natureza) pelas autoridades PT que são candidatos elegíveis a este tipo de projetos LIFE 

Realização de Workshop dirigido aos beneficiários do projeto, no sentido de melhorar a perceção interna sobre os processos de estruturação/conceção/submissão/execução de SIP/SNAP, permitindo aos potenciais beneficiários avaliar a utilização destas tipologias de projetos para apoiar a execução dos planos que supervisionam. 

Identificação de potenciais beneficiários de SIP/SNAP, através da identificação de políticas/estratégias/planos aprovados que sejam suscetíveis de ser alvo de um SIP/SNAP 

 

Realização de Seminários e Workshops dirigidos às autoridades nacionais responsáveis pela implementação de políticas/estratégias/planos, sobre estruturação/conceção/submissão/execução de SIP/SNAP, permitindo aos potenciais beneficiários avaliar a utilização destas tipologias de projetos para apoiar a execução dos planos que supervisionam. 

 

WP6 - Elaboração e disseminação do guia de boas práticas para a adoção política de resultados dos projetos LIFE
Resumo
  • Elaboração de um guia com o objetivo fornecer informações fiáveis/úteis aos potenciais candidatos sobre o modo como outros projetos LIFE lidaram com a melhoria da adoção de políticas (policy uptake), desde as fases iniciais da conceção até à execução do projeto e trabalhos pós-LIFE. 
T.6.1 Definição de âmbito e inquéritos sobre casos de adoção de políticas (policy uptake) em Portugal

Identificação de casos de adoção de políticas (policy uptake) de projetos portugueses, através da realização de inquéritos, entrevistas e análise de relatórios finais de projetos.

 

T.6.2 Elaboração de um guia de orientações e casos de “boas práticas” em Portugal

Elaboração de um guia de boas práticas com as principais questões que qualquer candidato deve ter em conta quando para acrescentar valor à sua proposta em matéria de adoção política de resultados em projetos LIFE, incluindo: 

  • identificação/síntese de práticas utilizadas por projetos anteriores; 
  • exemplos de adoção de políticas em Portugal;  
  • “dicas” transmitidas por antigos coordenadores de projetos; 
  • resumo de cada caso. 

 

  • Elaboração de um guia com o objetivo fornecer informações fiáveis/úteis aos potenciais candidatos sobre o modo como outros projetos LIFE lidaram com a melhoria da adoção de políticas (policy uptake), desde as fases iniciais da conceção até à execução do projeto e trabalhos pós-LIFE. 

Identificação de casos de adoção de políticas (policy uptake) de projetos portugueses, através da realização de inquéritos, entrevistas e análise de relatórios finais de projetos.

 

Elaboração de um guia de boas práticas com as principais questões que qualquer candidato deve ter em conta quando para acrescentar valor à sua proposta em matéria de adoção política de resultados em projetos LIFE, incluindo: 

  • identificação/síntese de práticas utilizadas por projetos anteriores; 
  • exemplos de adoção de políticas em Portugal;  
  • “dicas” transmitidas por antigos coordenadores de projetos; 
  • resumo de cada caso. 

 

WP7 - Disseminação e melhoria da replicação / transferência / transnacionalidade
Resumo
  • Disseminação de informação útil aos potenciais candidatos no que diz respeito à replicação/transferência/transnacionalidade, de modo a que estas questões críticas possam ser melhor tratadas pelas propostas e que fiquem previstas desde as fases iniciais da conceção até à execução do projeto e trabalhos pós-LIFE. 
T.7.1 Seleção e divulgação de casos de boas práticas de replicação/transferência

Identificação de casos de replicação/transferência de projetos PT, através da realização de inquéritos, entrevistas e análise de relatórios finais de projetos;  

Realização de seminário online sobre boas práticas de replicação e transferência.

 

T.7.2 Apoio à identificação/contacto com parceiros transnacionais

Apoio aos candidatos na construção de consórcios transnacionais, incluindo: 

  • preparação de um “resumo de ideia” e uma apresentação “pitch” para distribuição entre os NCP de outros EM, com pedido de colaboração na identificação de potenciais parceiros;  
  • organização de uma sessão online, para apresentação aos NCP e/ou potenciais parceiros de outros Estados-Membros. 
  • Disseminação de informação útil aos potenciais candidatos no que diz respeito à replicação/transferência/transnacionalidade, de modo a que estas questões críticas possam ser melhor tratadas pelas propostas e que fiquem previstas desde as fases iniciais da conceção até à execução do projeto e trabalhos pós-LIFE. 

Identificação de casos de replicação/transferência de projetos PT, através da realização de inquéritos, entrevistas e análise de relatórios finais de projetos;  

Realização de seminário online sobre boas práticas de replicação e transferência.

 

Apoio aos candidatos na construção de consórcios transnacionais, incluindo: 

  • preparação de um “resumo de ideia” e uma apresentação “pitch” para distribuição entre os NCP de outros EM, com pedido de colaboração na identificação de potenciais parceiros;  
  • organização de uma sessão online, para apresentação aos NCP e/ou potenciais parceiros de outros Estados-Membros. 
WP8 - Promover o cofinanciamento complementar de propostas LIFE
Resumo
  • Facilitação de contactos entre os candidatos LIFE e os potenciais cofinanciadores que podem contribuir com cofinanciamento complementar. 
T.8.1 Atualização da identificação dos mecanismos de cofinanciamento complementares ou dos cofinanciadores

Recolha de dados sobre mecanismos e entidades de cofinanciamento complementares.

 

T.8.2 Co-design, testes e operação de uma plataforma Web para apoiar o cofinanciamento de projetos LIFE

Plataforma online de utilização pública para “matchmaking” de ideias de projetos (e seus promotores) e soluções de cofinanciamento existentes/disponíveis (e seus cofinanciadores). 

T 8.3 Seminários online para apresentação dos cofinanciadores e da Plataforma Web

Organização de eventos anuais para promover a utilização da plataforma por parte de cofinanciadores e candidatos

  • Facilitação de contactos entre os candidatos LIFE e os potenciais cofinanciadores que podem contribuir com cofinanciamento complementar. 

Recolha de dados sobre mecanismos e entidades de cofinanciamento complementares.

 

Plataforma online de utilização pública para “matchmaking” de ideias de projetos (e seus promotores) e soluções de cofinanciamento existentes/disponíveis (e seus cofinanciadores). 

Organização de eventos anuais para promover a utilização da plataforma por parte de cofinanciadores e candidatos

WP9 - Envolvimento/capacitação de potenciais candidatos ao LIFE
Resumo
  • Disseminação mais alargada das oportunidades proporcionadas pelo LIFE;  
  • Discussão crítica de ideias de projetos, bem como adequação a tópicos prioritários  
  • Promoção de uma “comunidade LIFE”, que reúna antigos, novos e potenciais candidatos, que possa ajudar a preparar projetos, bem como consórcios de parceria. 
T.9.1- T.9.5 Sessões de Informação Sectorial/Workshops

Realização de sessões regionais de informação/workshops práticos, regionalizados no território continental (T.9.1 a T.9.3), Açores (T.9.4) e Madeira (T.9.5), com o objetivo de complementar anualmente a informação transmitida no Info Day (sessão de informação nacional organizada pela APA no âmbito das suas funções enquanto Ponto de Contacto Nacional).

Mais informações sobre sessões anteriores (programa e apresentações): consultar em “Eventos” 

T.9.6 Balcões abertos online para apoio específico aos candidatos

Reuniões online com candidatos no sentido para esclarecimento de dúvidas sobre questões estruturais, técnicas e financeiras, bem como questões práticas relacionadas com a submissão de propostas.  

FAQ PT com questões colocadas a nível nacional e as respostas (complementam as FAQ disponibilizadas pela CINEA) 

T.9.7 Seminários anuais de intercâmbio de boas práticas e de criação de parcerias - INTER LIFE PT

Realização de seminários anuais dirigidos a todos os projetos LIFE em curso, coordenados ou com participação de uma entidade portuguesa, para promover a troca de ideias e formação de parcerias. 

  • Disseminação mais alargada das oportunidades proporcionadas pelo LIFE;  
  • Discussão crítica de ideias de projetos, bem como adequação a tópicos prioritários  
  • Promoção de uma “comunidade LIFE”, que reúna antigos, novos e potenciais candidatos, que possa ajudar a preparar projetos, bem como consórcios de parceria. 

Realização de sessões regionais de informação/workshops práticos, regionalizados no território continental (T.9.1 a T.9.3), Açores (T.9.4) e Madeira (T.9.5), com o objetivo de complementar anualmente a informação transmitida no Info Day (sessão de informação nacional organizada pela APA no âmbito das suas funções enquanto Ponto de Contacto Nacional).

Mais informações sobre sessões anteriores (programa e apresentações): consultar em “Eventos” 

Reuniões online com candidatos no sentido para esclarecimento de dúvidas sobre questões estruturais, técnicas e financeiras, bem como questões práticas relacionadas com a submissão de propostas.  

FAQ PT com questões colocadas a nível nacional e as respostas (complementam as FAQ disponibilizadas pela CINEA) 

Realização de seminários anuais dirigidos a todos os projetos LIFE em curso, coordenados ou com participação de uma entidade portuguesa, para promover a troca de ideias e formação de parcerias. 

WP10 – Capacitação para redação/conceção de propostas sólidas
Resumo
  • Apoio direcionado para a escrita de propostas mais sólidas, através de tarefas complementares: definição/identificação de KPIs e apoio na escrita de propostas com qualidade.   
T.10.1 Formação e capacitação sobre a utilização de KPI

Realização de workshops de formação prática para definição/identificação de KPI (Key Performance Indicator), adequados à ideia de projeto em questão, dirigidos a candidatos que já estejam a trabalhar/preparar uma proposta. 

 

T.10.2 Workshops dedicados sobre desenho de candidatura

Realização de workshops individualizados com equipas de projetos que estejam já numa fase avançada de preparação da candidatura.   

Objetivos dos workshops: apoiar o candidato a melhorar a sua proposta, no que respeita aos seus conceitos (e adequação aos tópicos prioritários do LIFE), estrutura técnica (por exemplo, consideração de boas práticas relativas à adoção de políticas, replicação/transferência, transnacionalidade e/ou governação, bem como no âmbito da comunicação, disseminação ou trabalho em rede), redação formal (Partes A, B e C dos formulários) e orçamentação (por exemplo, classificação de custos ou preenchimento do ficheiro orçamental).

  • Apoio direcionado para a escrita de propostas mais sólidas, através de tarefas complementares: definição/identificação de KPIs e apoio na escrita de propostas com qualidade.   

Realização de workshops de formação prática para definição/identificação de KPI (Key Performance Indicator), adequados à ideia de projeto em questão, dirigidos a candidatos que já estejam a trabalhar/preparar uma proposta. 

 

Realização de workshops individualizados com equipas de projetos que estejam já numa fase avançada de preparação da candidatura.   

Objetivos dos workshops: apoiar o candidato a melhorar a sua proposta, no que respeita aos seus conceitos (e adequação aos tópicos prioritários do LIFE), estrutura técnica (por exemplo, consideração de boas práticas relativas à adoção de políticas, replicação/transferência, transnacionalidade e/ou governação, bem como no âmbito da comunicação, disseminação ou trabalho em rede), redação formal (Partes A, B e C dos formulários) e orçamentação (por exemplo, classificação de custos ou preenchimento do ficheiro orçamental).

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