Foram submetidos 124 projetos tradicionais ao subprograma Ação Climática. Destes, 62 são da área de Mitigação das Alterações Climáticas (CCM), 51 referem-se à Adaptação às Alterações Climáticas (CCA) e 11 à área de Governação e Informação em matéria de Clima (GIC).
As propostas foram submetidas por organizações de 21 Estados Membros (EM), tendo como potenciais beneficiários entidades provenientes de 27 EM (incluindo 3 países que não pertencem à União Europeia).
Áreas de investimento
Os projetos candidatos preveem gastar mais de 400 milhões de euros em ações de combate às alterações climáticas, dos quais 230 milhões para ações de Mitigação (CCM), 156 milhões para ações de Adaptação (CCA) e quase 20 milhões para ações GIC.
Os proponentes das 124 propostas solicitaram perto de 20 milhões de euros de comparticipação comunitária, para ações de redução dos gases com efeito de estufa, criar resiliência às alterações climáticas e aumentar a consciencialização em relação a estas matérias.
Passos seguintes?
As propostas serão avaliadas e os proponentes serão notificados dos resultados, em princípio, em fevereiro de 2019, podendo os projetos ter início a partir de julho de 2019.
A Comissão anunciará publicamente a lista final dos projetos de Ação Climática aprovados no outono do próximo ano.