A Comissão Europeia aprovou, no âmbito da call 2017, um total de 142 novos projetos que serão financiados pelo programa LIFE Ambiente e Ação Climática, num total de contribuição comunitária de 243 milhões de euros, abrangendo ações nos domínios da natureza, do ambiente e da qualidade de vida numa Europa em transição para um futuro mais sustentável.
Estes projetos abrangem ações nas áreas da utilização racional dos recursos, natureza e biodiversidade, bem como da governação e da informação em matéria de ambiente, sendo a contribuição comunitária de 196.2 milhões de euros.
No subprograma da ação climática, o investimento vai apoiar a adaptação às alterações climáticas, a atenuação das alterações climáticas e projetos de governação e informação em matéria de clima, com uma contribuição comunitária de 46.8 milhões de euros.
Os 55 projetos LIFE “Ambiente e eficiência dos recursos” irão mobilizar 163,5 milhões de EUR, dos quais 82,4 milhões de euros correspondem à contribuição do LIFE. Os projetos abrangem iniciativas em cinco domínios diferentes: ar, ambiente e saúde, uso eficiente dos recursos, resíduos e água. Os 20 projetos na área dos recursos irão mobilizar 43,8 milhões de euros para ajudar a Europa na transição para uma economia mais circular, representando um aumento de 15% em relação a 2016. Cerca de 15 milhões serão para melhorar a qualidade do ar na Europa.
Os 40 projetos LIFE “Natureza e biodiversidade” irão apoiar a aplicação das Diretivas Aves e Habitats e da Estratégia de Biodiversidade da UE 2020. Dispõem de um orçamento global de 153 milhões de euros, para o qual o LIFE contribui com 97,5 milhões de euros.
Os 15 projetos LIFE «Governação e informação em matéria de ambiente» destinam-se a aumentar a sensibilização para as questões ambientais. Dispõem de um orçamento global de 27,2 milhões de euros, contribuindo o Programa LIFE com 16,2 milhões de euros.
Os 11 projetos LIFE “Mitigação das alterações climáticas” dispõem de um orçamento global de 33,7 milhões de euros, dos quais 18,6 milhões de euros do LIFE. Os projetos abrangem iniciativas no domínio das melhores práticas, projetos-piloto e projetos de demonstração em três domínios temáticos: indústria, gases com efeito de estufa e utilização dos solos, florestas e agricultura.
Os 17 projetos LIFE “Adaptação às alterações climáticas” irão mobilizar 44,2 milhões de euros, dos quais 22,9 milhões de euros correspondem à contribuição do LIFE. Os projetos abrangem iniciativas em seis áreas temáticas: adaptação dos ecossistemas, saúde e bem-estar, adaptação nas zonas montanhosas/insulares, com foco no setor agrícola, adaptação urbana/planeamento, avaliação da vulnerabilidade/estratégias de adaptação e água (incluindo gestão de cheias, áreas costeiras e desertificação).
Os 4 projetos LIFE «Governação e informação em matéria de clima” incidem na melhoria da governação e na sensibilização para as alterações climáticas. Dispõem de um orçamento global de 9,1 milhões de euros, dos quais 5,2 milhões de euros provenientes da contribuição do LIFE.
Em Portugal, para 2017, foram aprovados 4 projetos, sendo 1 “Ambiente e Eficiência de Recursos” - LIFE GreenShoes4All - Reducing the environmental footprint of footwear (LIFE17 ENV/PT/000337) -, 2 “Natureza e Biodiversidade” - LIFE VIDALIA - Protecting endemic Azores plants from extinction (LIFE17 NAT/PT/000510) e LIFE WolFlux - Overcoming barriers to safeguard the wolf (LIFE17 NAT/PT/000554) - e 1 “Ação Climática” - LIFE AGUA DE PRATA - Saving water in a historic Portuguese city (LIFE17 CCA/PT/000076) -, com um investimento global de 6.4 milhões de euros.
2017