Passar para o conteúdo principal

Main content

23 Abril, 2026

Nova call LIFE 2026 foi lançada a 21 de abril de 2026

Este ano a Comissão Europeia disponibiliza 586,5 milhões de euros para projetos de conservação da natureza, proteção ambiental, ação climática e transição para as energias limpas.

 

Foram publicadas as seguintes Call a 21 de abril:

  • Projetos ‘Standard Action Projects’ (SAP) em ‘Natureza e biodiversidade’ (LIFE-2026-SAP-NAT) – 173,5 milhões de euros
  • Projetos SAP em ‘Economia circular e qualidade de vida’ (LIFE-2026-SAP-ENV) - 85,5 milhões de euros
  • Projetos SAP em ‘Mitigação e Adaptação às alterações climáticas’ (LIFE-2026-SAP-CLIMA) - 60 milhões de euros
  • Projetos em ‘Transição para energias limpas’ (LIFE-2026-CET) - 85,5 milhões de euros
  • Projects for addressing ad hoc Legislative and Policy priorities’ (LIFE-2026-PLP) - 18 milhões de euros
  • ‘Projetos estratégicos para a natureza’ e ‘Projetos integrados estratégicos’ (LIFE-2026-STRAT) - 163 milhões de euros
  • ‘Projetos de assistência técnica’ (LIFE-2026-TA-PP) - 1 milhão de euros

 
Como posso candidatar-me?

As candidaturas podem ser formalizadas no portal ‘Funding & tender opportunities, onde encontrará informação relativa às calls 2026 e instruções de como submeter a candidatura.

 

Onde posso obter mais informações?

Para obter mais informação pode consultar a página da Comissão relativa às calls 2026 do LIFE, onde encontrará mais informações sobre os tipos de projetos que podem ser financiados, datas de candidatura e como candidatar-se.

Consulte ainda aqui mais informações relevantes para suporte aos candidatos.

 

Sessões de informação e apoio

A CINEA irá organizar as jornadas informativas online ‘EU LIFE 2026 Info days’, de 28 a 30 de abril de 2026, para apoiar os potenciais candidatos.

Também a APA, em colaboração com os outros Pontos de Contacto Nacionais para o LIFE, irá organizar INFO DAYS LIFE nacionais e online, nos dias 13, 14 e 15 de maio

Em breve será divulgada mais informação sobre estas sessões.

Logos dos Parceiros