O Roteiro Nacional de Baixo Carbono (RNBC) constituiu o primeiro exercício de modelação das emissões nacionais no longo prazo, efetuado a nível nacional. No RNBC constatou-se ser possível atingir reduções de emissões nacionais entre -50 % e -60 %, em relação a 1990, o que corresponde a uma redução de -60 % a -70 % no setor energético face a 1990.
No entanto constatou-se, que o potencial de redução de emissões que então se modelou, está, já hoje ultrapassado, essencialmente em resultado de uma evolução das tecnologias mais rápida do que então se antecipou, o que levou à revisão das referidas metas no sentido de maior ambição na redução de emissões de GEE a médio e longo-prazo, o que foi realizada no âmbito dos trabalhos do RNC2050.
Legislação
A Resolução do Conselho de Ministros n.º 93/2010, de 26 de novembro, determinou a elaboração do Roteiro Nacional de Baixo Carbono (RNBC) e de planos sectoriais de baixo carbono para cada Ministério, bem como do Programa Nacional para as Alterações Climáticas 2020/2030 (PNAC 2020/2030).
Para saber mais
Roteiro Nacional do Baixo Carbono 2050 (RNBC) - Resumo
Roteiro Nacional do Baixo Carbono 2050 (RNBC) - Completo
Apresentação Pública RNCB - PT
Apresentação Pública RNCB - EN
Relatório Técnico - Energia e Resíduos
Relatório Técnico - Uso do solo, alteração do uso do solo e floresta
Uso do solo, alteração do uso do solo e floresta - Anexo 1
Uso do solo, alteração do uso do solo e floresta - Anexo 2
Uso do solo, alteração do uso do solo e floresta - Anexo 3
Uso do solo, alteração do uso do solo e floresta - Tabelas e gráficos