Passar para o conteúdo principal

Main content

10 Dezembro, 2025

A qualidade do ar e a prevenção das doenças cardiovasculares

Sabia que… Os fatores de risco ambientais são responsáveis por quase uma em cada cinco mortes por doenças cardiovasculares na União Europeia (UE)?

Reduzir a exposição aos riscos ambientais evitáveis, é fundamental para diminuir as doenças cardiovasculares.

Estima-se que quase uma em cada cinco mortes por doenças cardiovasculares (DCV) na União Europeia (UE) é atribuível a fatores de risco ambientais, como poluição do ar, ruído, químicos e temperaturas extremas.

A poluição atmosférica é um dos principais fatores ambientais, responsável por cerca de 8% das mortes por DCV na UE. Considera-se que as partículas finas (PM2,5) causem mais de 130.000 mortes por doença isquémica do coração e Acidente Vascular Cerebral (AVC) anualmente.

Os poluentes mais associados às DCV são as partículas finas (PM2,5) o dióxido de azoto (NO₂) e o ozono (O₃). A exposição prolongada a estes fatores contribui para mortalidade prematura e doenças crónicas como ataques cardíacos e insuficiência cardíaca.

Reduzir a exposição a riscos ambientais evitáveis é fundamental. O Plano de Ação para a Poluição Zero Europeu visa reduzir em mais de 55% as mortes prematuras atribuíveis à poluição atmosférica até 2030 (comparado com 2005).

A recém-reformada Diretiva (UE) 2024/2881 (qualidade do ar ambiente) é crucial para proteger a população, aproximando os níveis de poluição das recomendações da OMS. Um ponto-chave é a exigência de fornecer informações de saúde adaptadas a populações sensíveis, incluindo doentes cardiovasculares.

Para mais informações visite o portal da Agência Europeia do Ambiente: Preventing cardiovascular disease through a healthy environment | Publications | European Environment Agency (EEA)

 

Logos dos Parceiros