Três estudantes de Ovar foram distinguidos com o segundo lugar no CASTIC - China Adolescents Science and Technology Innovation Contest, um dos maiores concursos de ciência de nível pré-universitário da Ásia, na categoria dos projetos internacionais (Internacional Students).
A acrescentar à medalha de prata, o projeto da delegação portuguesa foi galardoado com o Special Award pela Indonesian Young Scientist Association, prémio que dá acesso a um novo concurso promovido por esta instituição.
André Silva, Carolina Leite e Lara Pereira tiveram a oportunidade de representar Portugal, na China, e apresentar o estudo “Larvas: praga ou solução?”, premiado na Mostra Nacional de Ciência 2023, e que lhes garantiu o acesso a esta competição. Neste projeto, os jovens cientistas da Escola Secundária Júlio Dinis, coordenados pelo professor Carlos Oliveira, sugerem usar larvas para acelerar a biodegradação de plástico.
A 37.ª edição do CASTIC, organizado pela Associação Chinesa de Ciência e Tecnologia e pelo Ministério da Educação chinês, teve lugar em Wuhan, entre os dias 21 a 25 de agosto, e recebeu projetos científicos de mais de 500 alunos de toda a China e de cerca de uma centena de participantes internacionais.