A APA-Agência Portuguesa do Ambiente esclarece que a albufeira do Fratel apresenta uma coloração verde devido ao aparecimento de um bloom de algas.
Os bloom algais no troço no rio Tejo a jusante de Cedillo, última barragem em Espanha, são recorrentes, surgindo todos os anos entre o final da Primavera e o início do Outono, em condições de temperatura e luminosidade elevadas, e quando se verificam concentrações elevadas de nutrientes na água, nomeadamente fósforo.
A APA tem vindo a acompanhar o aparecimento e evolução deste bloom algal, nomeadamente através da monitorização da qualidade da água, que apesar de não colocar em causa os atuais usos da água da albufeira, dado que não incluem a prática balnear nem o abastecimento público, correspondem a uma diminuição da qualidade da água.
A concentração de oxigénio dissolvido não tem atingido concentrações que coloquem em risco a sobrevivência de espécies aquática, como sejam os peixes.
Acresce informar que a APA monitoriza regularmente a qualidade da água das albufeiras de Cedilho, Fratel e Belver e o rio Tejo a jusante destas, a que acresce a monitorização no âmbito da Diretiva Quadro da Água (DQA), bem como a monitorização de alguns parâmetros, com sonda multiparamétrica portátil, efetuada de Cedillo a Constância, a cada 2 dias.
No âmbito deste acompanhamento regular, para contínuo e cuidado controlo, serão realizadas, no dia de amanhã, 13 de setembro, colheitas nos vários pontos de monitorização das albufeiras referidas.