Na manhã de hoje, 14 de novembro, foi reportada à Agência Portuguesa do Ambiente (APA) pelo município da Nazaré, a ocorrência de um foco de poluição no curso de água afluente do rio do Meio, pertencente à bacia hidrográfica das Ribeiras do Oeste, com localização em Valado dos Frades, Nazaré.
Tratar-se-ão, presumidamente, de efluentes com aspeto visual e odor equiparável a hidrocarbonetos, que mantêm uma massa negra e luzidia, à superfície do plano de água.
A equipa de fiscalização da Administração da Região Hidrográfica do Tejo Oeste (ARHTO) da APA acompanhou os técnicos da Câmara Municipal da Nazaré e do Serviço Municipal de Proteção Civil, numa ação de fiscalização imediata ao local.
Apesar das diligências de investigação ainda estarem a decorrer, não foram detetados indícios da proveniência dos efluentes a montante do curso de água, deduzindo-se que a descarga tenha sido realizada naquele ponto específico durante a noite de 13 para 14 de novembro, provavelmente com recursos a autotanque.
No sentido de conter a deriva da massa flutuante para o curso de água principal (rio do Meio) e consequentemente para o mar (dada a sua proximidade), foi requisitada uma equipa dos Bombeiros Sapadores de Lisboa, no sentido de instalarem uma barreira de contenção que confine o foco de poluição, até se encetarem as medidas necessárias para a remoção/aspiração dos efluente e condução a destina final adequado.
Foram realizadas colheitas da água contaminada pelos serviços da APA/ARHTO, que serão posteriormente analisadas, de modo que os seus resultados auxiliem no apuramento da origem da descarga e seu possível responsável.
A APA continua a acompanhar com proximidade esta situação.