Passar para o conteúdo principal

Main content

10 Setembro, 2025

Comissão de Acompanhamento faz novo balanço sobre acidente na EEB7 de Monte Real/Leiria

A Comissão de Acompanhamento, reuniu, ontem, 9 de setembro, para avaliar as ações desenvolvidas e os passos futuros na sequência da ocorrência recente na Estação Elevatória B7 de Monte Real, em Leiria. Esta comissão é constituída por representantes do Gabinete do Secretário de Estado do Ambiente, da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), dos municípios de Leiria e da Marinha Grande, da Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (CIMRL), da Associação de Regantes e Beneficiários do Lis e da Águas do Centro Litoral (AdCL).

Entre os trabalhos realizados pela Águas do Centro Litoral, destaca-se a monitorização contínua da qualidade da água do rio Lis e a apresentação do estudo para avaliação do impacto do incidente, atividade que será desenvolvida pelo Centro de Estudos do Ambiente e do Mar da Universidade de Aveiro. Um estudo contratado pela AdCL, no âmbito do Plano de Avaliação e Minimização de Impactos, que a empresa está a implementar para promover a resiliência do sistema de saneamento e prevenir ocorrências futuras. O plano inclui, também, a identificação dos impactos sobre as comunidades aquáticas, o reforço da monitorização da qualidade da água e da qualidade dos sedimentos do leito do rio e a concretização de investimentos para o aumento de fiabilidade do sistema bombagem, transporte e desinfeção de efluentes, entre outras medidas a implementar pela AdCL. Com o relatório final do estudo, que deverá estar concluído num prazo de 120 dias, serão definidas outras medidas de remediação e compensação, sendo esta avaliação acompanhada pela Comissão de Acompanhamento da ocorrência, garantindo transparência e articulação com as comunidades locais.

A Câmara Municipal da Marinha Grande apresentou os resultados do “Formulário para levantamento de danos ocorridos na descarga do rio Lis”, que recolheu 12 participações de lesados. A informação será, agora, partilhada com a AdCL, que acompanhará cada situação e acionará os mecanismos do Seguro de Responsabilidade Multirrisco e de Responsabilidade Ambiental.

Por sua vez, a CIMRL apresentou o estudo para a construção de um emissário submarino a partir da ETAR do Coimbrão, com prazo de conclusão de três meses. A AdCL disponibilizará dados analíticos e técnicos que possam contribuir para a consolidação da viabilidade do estudo, o qual será posteriormente apresentado à APA.

A Comissão de Acompanhamento continuará a monitorizar de forma próxima todas as ações em desenvolvimento, estando a próxima reunião agendada para o dia 21 de outubro.
 

Logos dos Parceiros