Foram anunciados, em Bruxelas, os 3 finalistas do Prémio da Semana Europeia da Mobilidade, da edição 2024: Bolonha (Itália), Braga (Portugal) e Leipzig (Alemanha).
Este prémio reconhece a excelência dos municípios na promoção da mobilidade urbana sustentável e das ações desenvolvidas, durante a semana da campanha, de 16 a 22 de setembro. Recorde-se que Braga foi vencedora do Prémio em 2022.
O júri elegeu estas 3 cidades pelo seu distinto desempenho:
-
Braga (Portugal) pelo desenvolvimento de um diverso programa de ações, em que o município contou com a implicação de muitos dos residentes locais na cocriação de uma série de atividades da Semana Europeia da Mobilidade. Foi colocada uma forte ênfase em aumentar a capacidade dos políticos e técnicos de mobilidade urbana para implementar mudança. Outras atividades notáveis incluíram a expansão de ciclovias urbanas, múltiplos projetos de mobilidade escolar e a transformação da Rua Dom Pedro V em espaço público partilhado. Dois quiosques forneceram informações sobre projetos de mobilidade a 14.500 residentes durante a Semana.
-
Bolonha (Itália) por tornar os conceitos e atividades de mobilidade sustentável mais acessíveis ao público. Durante a Semana Europeia da Mobilidade, a cidade acolheu diversos stands de informação e assegurou variadas atividades educativas relacionadas com planos de mobilidade urbana sustentável e com a transformação do espaço público. Foram implicados no planeamento de muitos dos eventos e, envolvidos na sua gestão, várias organizações locais privadas e cidadãos, o que resultou num sentimento de responsabilização e pertença comunitária. Destaca-se, também, a iniciativa Bolonha 30, através da qual 70% das estradas do município foram permanentemente transformadas em zonas de 30 km/h. Os eventos da semana terminaram com um dia sem carros no centro histórico e comercial da cidade.
- Leipzig (Alemanha) por um dia sem carros particularmente impressionante, fechando a circular rodoviária do centro da cidade, por 12 horas, para realizar atividades que contaram com a participação de cerca de 25.000 pessoas. A cidade acolheu um programa completo de atividades durante a Semana, tais como, workshops públicos, conferências e debates, todos com um foco claro na mobilidade sustentável. O tema “Espaço Público Partilhado” foi fortemente refletido na pedonalização de várias zonas da cidade e nas medidas de redução de tráfego. Parcerias com a DHL, Nextbike, Tink e ADFC resultaram na possibilidade de aluguer de bicicletas de carga e outras atividades relacionadas com o uso da bicicleta, aumentando, assim, a consciencialização sobre esse modo específico de mobilidade ativa.
O vencedor será anunciado numa cerimónia de entrega do prémio, organizada e promovida pela Comissão Europeia, em Bruxelas, no dia 27 de março.
Os finalistas foram selecionados por um painel independente de especialistas em mobilidade e transporte.
A APA é coordenadora nacional desta campanha europeia.