A APA e a CCDR - Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo promovem a 13 de maio, em Évora, no auditório da CCDR, o seminário "Equipamentos de Educação Ambiental: Inovar no Território".
Pretende ampliar-se o conhecimento público sobre a ação dos mais de 400 equipamentos de educação ambiental em Portugal, através da difusão partilhada das suas melhores práticas no território.
Enquanto espaço de partilha de experiências e debate sobre casos de sucesso e boas práticas na utilização dos EqEA, o seminário contará com a participação de especialistas do setor público e privado, bem como de académicos, que proporcionarão diferentes perspetivas sobre o a intervenção destes agentes de educação ambiental no território.
Este evento demonstra o compromisso da APA e da CCDR Alentejo com a educação ambiental, reconhecendo a importância dos EqEA como instrumentos de participação e sensibilização da sociedade.
Entre os principais objetivos desta iniciativa destacam-se:
- Divulgar a rede de EqEA e as suas práticas mais inovadoras;
- Incentivar a criação de novos equipamentos de educação ambiental;
- Explorar formas inovadoras de utilizar os equipamentos existentes;
- Apresentar novas tecnologias e abordagens metodológicas para a educação ambiental;
- Discutir o papel dos equipamentos de educação ambiental no desenvolvimento sustentável do território;
- Promover a colaboração entre diferentes entidades (escolas, autarquias, ONGA) para a gestão dos equipamentos;
- Incentivar a participação da comunidade na utilização dos equipamentos;
- Partilhar boas práticas e experiências de sucesso na utilização de equipamentos de educação ambiental;
- Debater a importância da educação ambiental para a sensibilização da população para as questões ambientais;
- Apresentar ferramentas e recursos para a utilização dos equipamentos em atividades educativas.
Este evento está alinhado com a ENEA - Estratégia Nacional de Educação Ambiental, designadamente na Medida 3 do Objetivo Estratégico ‘Educação Ambiental + Transversal.
A APA tem vindo a dinamizar uma rede voluntária de Equipamentos de Educação Ambiental (EqEA), para partilha de conhecimento e boas práticas entre os diversos agentes da educação ambiental.
Atualmente, a rede regista cerca de 400 EqEA de todo o país, incluindo as ilhas. Para facilitar o acesso à informação sobre os EqEA, foi criada uma plataforma integrada na Infraestrutura de Dados Espaciais da APA: ENEA. Esta plataforma permite consultar a localização, identificação e características dos EqEA registados, através de um geovisualizador de acesso público.
Os EqEA são iniciativas que oferecem programas e atividades educativas de alta qualidade, complementando o sistema educativo formal. Estes equipamentos contam com instalações adequadas e equipas especializadas, garantindo uma experiência de aprendizagem enriquecedora.