Passar para o conteúdo principal

Sistemas de Gestão e Infraestruturas

Um Sistema de Gestão de Resíduos Urbanos (SGRU) é uma estrutura de meios humanos, logísticos, equipamentos e infraestruturas, estabelecida para levar a cabo as operações inerentes à gestão dos Resíduos Urbanos (RU).

Para a gestão integrada dos RU e prossecução das prioridades que têm vindo a ser definidas na legislação, previram-se dois tipos de entidades: os municípios ou associações de municípios, em que a gestão do sistema pode ser concessionada a qualquer empresa, e as entidades multimunicipais, cujos sistemas são geridos por empresas concessionárias.

Existem 23 SGRU cobrindo a totalidade do território continental, sendo 12 Multimunicipais (explorados por empresas controladas pela empresa Environment Global Facilites - EGF) e 11 Intermunicipais (ver lista abaixo). Cada um destes sistemas possui infraestruturas para assegurar um destino final adequado para os RU produzidos na respetiva área.

As metas específicas por Sistema de Gestão de RU e as medidas a implementar no quadro da gestão de resíduos urbanos são estabelecidas no PERSU e documentos associados. A monitorização da atividade dos SGRU é efetuada anualmente no Relatório Anual de Resíduos Urbanos (consultar aqui).

 

Região Norte

Multimunicipais: Valorminho, Resulima, Resinorte, Suldouro

Intermunicipais: Ambisousa, Lipor, Resíduos do Nordeste,

Região Centro

Multimunicipais: Valorlis, Ersuc, Resiestrela, Valnor

Intermunicipais: Ecobeirão

Região LVT

Multimunicipais: Valorsul, Amarsul

Intermunicipais: Resitejo, Ecolezíria, Tratolixo

Região Alentejo

Intermunicipais: Ambilital, Gesamb, Resialentejo, Amcal

Região Algarve:

Multimunicipais: Algar