Comemorou-se, a 7 de setembro, o "Dia Internacional do Ar Limpo para um Céu Azul", designado em 2019 pela Assembleia Geral das Nações Unidas.
A adoção de um dia internacional do ar limpo pretende enfatizar a importância do ar na vida do planeta e na saúde, para além da necessidade urgente, de aumentar a consciência pública para o problema e de promover ações de melhoria da qualidade do ar, a fim de proteger a saúde humana. O dia do Ar Limpo pretende igualmente destacar a importância da obtenção e partilha de informação, bem como do fortalecimento da cooperação a todos os níveis.
Em 2022 o tema "Ar que Compartilhamos" visa apelar à natureza transfronteiriça da poluição do ar e à forte correlação com outras crises globais, como as alterações climáticas, a perda da biodiversidade e o desenvolvimento económico, e neste contexto, destacar a necessidade de responsabilidade coletiva e ação articulada.
De acordo com dados da OMS, a poluição do ar é a principal causa de doenças e de morte com origem ambiental, em todo o mundo. Esta organização internacional adverte que 99% da população mundial respira ar poluído.
Portugal está alinhado com objetivos internacionais e empenhado em ter um país com bom ar. Em 2019, com a instituição do Dia Nacional do Ar – 12 de abril, foi lançada a campanha nacional que tem vindo a captar cada vez mais parceiros e multiplicado as ações de compromisso de tod@s. Contamos consigo, venha juntar-se a nós https://por1bom-ar.apambiente.pt/
Porque, cada cidadão é importante nesta cooperação, está hoje convocado a participar nesta mudança, consulte o Guia desenvolvido pelas Nações Unidas aqui.